A empresa estava descumprindo normas ambientais e determinações da Sedam. Para voltar a funcionar terá que construir uma bacia de concreto e recorrer da multa de R$ 500 mil.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sedam), lacrou na manhã desta terça-feira(19), a base da empresa de combustível PetroAmazon, localizada no bairro Nacional. O motivo da interdição, foi o descumprimento de normas ambientais e determinações da Sedam, informou o chefe de fiscalização do órgão, Ibaldecir dos Santos Ferreira. A base está interditada para carregamento e descarregamento de combustível.
*Segundo Ferreira, a empresa já foi notificada outras vezes, por conter algumas irregularidades, porém vinha protelando e não cumpria as solicitações dos órgãos fiscalizadores.
A mais grave, que culminou na interdição, foi a falta da bacia de contenção concretada que fica junto à tanquagem de armazenamento de combustível. A base atual é de argila (terra batida), confirmou o chefe de fiscalização.
“A utilização da bacia de contenção concretada é uma norma de segurança. Em caso de vazamento de combustível, ela serve para evitar que o produto se espalhe e contamine o meio ambiente”, explica Ferreira.
No mês de junho deste ano, a PetroAmazon foi lacrada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre outras irregularidades, pelo mesmo motivo, confirmou o fiscal da Sedam.
*A PetroAmazon, foi autuada e deverá pagar uma multa de R$ 500mil. Cabe a empresa recorrer deste valor, dentro dos trâmites jurídicos legais. “Para voltar a funcionar, a empresa terá, no mínimo, que construir a bacia de concreto”, confirmou Ferreira.