*O Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca completou no dia 14 deste mês de dezembro vinte anos de exercício do cargo no Ministério Público do Estado de Rondônia, data que ele lembra com satisfação por ser também o “Dia do Ministério Público Brasileiro”. No total, são 23 anos de serviços prestados ao Parquet rondoniense, pois ingressou na Instituição no dia 26 de julho de 1982, após aprovação no primeiro concurso público de provas e títulos, como Promotor de Justiça.
*Edmilson José de Matos fica feliz por ser o decano, o número um dos Membros que se encontram em atividade na Instituição. Ele lembra que “quando começamos, eu e mais 17 membros – todos empossados pelo Governador Jorge Teixeira de Oliveira, o Ministério Público não tinha nem sede. As atividades eram desenvolvidas numa sala sem qualquer estrutura e que tinha somente uma mesa e cinco cadeiras, localizada no Fórum. Tudo estava iniciando, pois o ano era 1982”.
*Como Promotor de Justiça, atuou em todas as Varas que existiam na época. O mesmo se repetiu depois que foi promovido a Procurador de Justiça pelo critério de antiguidade. “Mas a minha vida no serviço público não se resume ao Ministério Público. Antes de vir para Rondônia, trabalhei no Piauí, minha terra natal, onde fui por 12 anos oficial da Polícia Militar. Tenho bons serviços prestados ao País”. Edmilson José de Matos Fonseca cita que, ainda hoje, muitos traçam o perfil do Ministério Público como um órgão sistemático de acusação, já que no passado, a Instituição exercia com prioridade a função acusatória do Estado.
*Durante os 23 anos de Ministério Público, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca recebeu vários elogios e condecorações pelos bons serviços prestados, mas destaca com satisfação as comendas da Medalha Marechal Rondon e do Forte Príncipe da Beira, da Polícia Militar. “O reconhecimento sempre é gratificante”, completa.