Obras de melhorias na Casa de Detenção de Porto Velho são apresentadas à imprensa - Confira fotos
O governo de Rondônia, através da Secretária de Estado de Administração penitenciária (Seapen), juntamente com o conselho da Comunidade da Execução penal e a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Ong Acuda) entregaram nesta quinta feira (13) uma série de melhorias na estrutura da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva. O evento aconteceu às 14 horas com a presença de várias autoridades estaduais e federais.
Alguns espaços foram reformados e outros criados e outros, sendo eles: novo Comissariado para os agentes penitenciários; quadra de esportes; Espaço de Convivência ; Sala de Artesanato para as oficinas de Teatro; Biblioteca e Alojamentos para encontro íntimo.
De acordo com o secretário Gilvan Cordeiro Ferro, estas mudanças foram feitas para melhorar o ambiente para o preso e diminuir a tensão característica que existe dentro deu um presídio.”A humanização dentro do Sistema Penitenciário faz parte da política do governador Cassol,sendo que, nunca houve tantas melhorias no Sistema como no atual Governo”, destacou.
A mão de obra utilizada na reforma foi totalmente de apenados d própria unidade prisional, sendo os mesmos beneficiados com os cálculos de remissão de pena prevista em lei ( a cada três dias trabalhados, diminui um da pena). Conforme a assessoria de Reínserção Social da Seapen, Sirlene Bastos, responsável pela execução das obras , junto com a entrega iria ser indicado o I Campeonato de Futebol de Salão da Casa de Detenção. “Contudo por medida de segurança em decorrência dos recentes acontecimentos, será somente realizado um jogo amistoso entre os reeducandos que trabalham na obra e os detentos que trabalham nos serviços gerais da Unidade”, informou.