*Em solenidade ocorrida ontem pela manhã, no quartel do Comando Geral do CBMRO, em comemoração ao Dia do Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - “Imperador Dom Pedro II”, a Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, Jaqueline Cassol de Souza recebeu a medalha “Imperador D. Pedro II”, maior comenda da corporação, concedido a pessoas reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à Corporação. O ato foi acompanhado pelo Governador Ivo Cassol, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, José Dionizio Costa da Silva e.por diversas autoridades civis e militares.
*Durante o evento foram ainda promovidos a graduação de 3º Sargento Bombeiro Militar os concludentes do Curso Especial de Formação de Sargentos BM – 2005, ocasião em que assinado com a Prefeitura de Porto Velho o programa Bombeiro Mirim e a entrega de 02 viaturas (caminhonetes) para a Seção de Busca e Salvamento.
*Também foram agraciados, entre outra perosonalidades com a Medalha Dom Pedro II, maior distinção da corporação, entre outras personalidades, o desembargador Sebastião Teixeira Chaves; Alceu Ferreira Dias, diretor de obras civis do Devop; Carlos Canosa, coordenador geral da governadoria; Valdir Alves, diretor de Recursos Humanos do estado; José Alberto Anísio, coordenador técnico da Secretaria de Finanças do estado, historiador Esron Penha de Menzes.
*HISTÓRIA
*A história do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia é tão recente quanto a história do próprio Estado. Em 1952, quando Rondônia ainda era Território, o Governador Petrônio Barcelos designou dois assistentes para realizarem o Curso de Bombeiros Técnicos para Oficiais na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Foram eles: Esron Penha de Menezes e Donizete Martins Dantas, nossos primeiros Bombeiros.
*Cinco anos depois, no dia 26 de outubro de 1957, sob o governo de Jayme Araújo dos Santos, foi criado o Corpo de Bombeiros do Território, destinado a exercer atividade preventiva e de combate ao fogo, subordinado diretamente à Guarda Territorial, com jurisdição em todo o Estado, por um Assistente da Guarda Territorial e 15 subordinados, onde, cinco formavam o efetivo do núcleo do Corpo de Bombeiros, sediado na cidade de Guajará-Mirim. O atendimento prestado à população era feito precariamente, pois os recursos materiais e humanos eram extremamente escassos.
*Com a regulamentação da Polícia Militar do Território Federal de Rondônia, em 1977, foi estabelecida uma seção de Combate a Incêndio, subordinada à 1ª Cia PM, do 1º BPM, com 122 homens. Efetivo este que permaneceu o mesmo por 16 anos, constituído o Subgrupamento de Incêndio (SGI), com 196 bombeiros. Em 1996 o Batalhão de Bombeiros é criado, tendo em seu quadro 750 homens.