*O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), numa parceria com o Ministério da Educação (MEC), está realizando, em todo o Estado, o curso de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil. Em Porto Velho, acontece a formação continuada para tutores, evento que começou na última terça-feira, dia 05, no hotel O compadre, localizado na BR-364, e encerra nesta sexta-feira, dia 08. A solenidade de abertura contou com as presenças do secretário de Educação, professor Edinaldo da Silva Lustoza, bem como da Gerente de Projetos Especiais da Seduc, professora Márcia Cassol (
foto). Segundo explicou Márcia Cassol, o curso é em nível médio, modalidade normal, com a utilização de recursos da educação a distância e encontros presenciais, sendo direcionado aos educadores ligados à educação infantil em Rondônia.
*O trabalho, ainda segundo ela, direciona-se aos professores de educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipal e estadual – e da rede privada sem fins lucrativos, como creches comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não. De acordo com a coordenadora da equipe estadual do Proinfantil em Rondônia, professora Eunice Cabral Lima, o curso elevará o nível de conhecimento e vai aprimorar a prática pedagógica dos docentes. “A meta é valorizar o magistério, oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal ao professor, bem como contribuir para a qualidade da educação das crianças de até seis anos nas instituições de educação infantil”, comentou a coordenadora.
*Já para Márcia Cassol, o Proinfantil tem como base o bem-sucedido programa de formação inicial para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental – Proformação, que vem sendo, segundo ela, desenvolvido pelo MEC e obtendo resultados qualitativos tanto na formação dos professores quanto na educação das crianças de seis a dez anos de idade. Ela explicou ainda que participam do curso Proinfantil professores dos municípios de Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cabixi, Porto Velho, Mirante da Serra, Urupá, Parecis, Monte Negro, Colorado do Oeste e Cerejeiras. As consultoras do MEC, Adriane Ogêda Guedes, do Rio de Janeiro, e Hilda Aparecida Silva Micarello, de Minas Gerais, são as responsáveis pela formação dos tutores rondonienses.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Educação pode votar aumento de rigor para meia-entrada
*
Sesc Escola realiza noite cultural nos dias 08 e 09