Esta semana a Representação de Ensino de Espigão do Oeste recebeu grande parte da mobília que será disponibilizada para equipar as escolas sertanistas localizada no interior da reserva do Roosevelt.
Os novos equipamentos serão colocados nas três novas escolas construídas recentemente pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação que vem priorizando a educação indígena no município. Na aldeia central do Roosevelt a escola sertanista Benedito Brigido da Silva é a que atende o maior numero de alunos atualmente, para equipar a escola a Seduc estará disponibilizando, Fogão industrial para ser usado na preparação da merenda escolar, Freezer, armários de aço, carteiras e mesas para os educadores.
Na aldeia Capitão Cardoso a escola tambem será atendida com a chegada de fogão industrial, Freezer, carteiras, mesas, armários de aço, lousas e apagadores, a escola da extensão Tenente Marques tambem será atendida com os mesmos equipamentos. Segundo informou a coordenadora da Divisão de Educação Indígena, professora Vera França Taurino, todas as demais escolas existentes na reserva serão atendidas com equipamentos novos.
Vera que durante esta semana esteve na aldeia central do Roosevelt fazendo a entrega da primeira remessa de material para a escola falou da importância desse equipamento.
Os professores índios e não índios a partir de agora terão a sua disposição um material mais apropriado para auxiliar em seus trabalhos, com a entrega desses equipamentos as coisas vão ficar mais simples para o trabalho. O professor Juliano Cinta Larga, técnico em educação e responsável pelas atividades na escola sertanista Benedito Brigido da Silva agradeceu a chegada dos novos equipamentos para a sua escola.
“Com lousa nova e carteiras tambem os alunos vão ter mais interesse em vir para a escola, é bom tambem para nós professor esses equipamentos novos vão ajudar muito, agora é só alegria”, finalizou o educador com o seu tradicional sorriso.
As lideranças das aldeias que estiveram presentes na entrega dos equipamentos junto as escolas estão satisfeitos com essa iniciativa do governo em apoiar o trabalhos dos professores nas aldeias. “Vera tem feito um grande trabalho junto a educação indígena, ela tem colaborado com a comunidade em tudo que a gente precisa, a comunidade está muito contente com trabalho dela”. Falou o ex – cacique João Pamaré Cinta Larga.