*O governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começa no inicio do próximo ano as atividades do Programa de Residência Médica. Os objetivos são o aperfeiçoamento profissional e científico do médico e principalmente a melhoria da assistência à comunidade. A residência, primeira no Estado, abrangerá cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia. Nos próximos dias o governo envia à Assembléia Legislativa (Ale) a mensagem de criação do programa para a aprovação.
*A residência médica, que funcionará no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) em Porto Velho, constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização. Ela é caracterizada pôr treinamento em serviços sob a orientação de profissionais médicos especialistas. *O programa oferecerá 25 vagas e será dividido em três módulos
“Teremos um conteúdo programático elaborado e atual. O residente terá a oportunidade de acompanhar aulas de profissionais qualificados que exercem a medicina e têm experiência. Isso também será de suma importância para a atualização dos médicos já formados. Teremos uma medicina de evidência com competência” declarou o diretor do HB, Amado Rahhal.
*Assistência de forma humanizada - Outro ponto de destaque do programa é a promoção e a assistência à saúde de forma humanizada e integrada a programas de ensino e pesquisa, cumprindo seu papel social de maneira concreta. O programa foi aprovado essa semana junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), subordinada ao Ministério da Educação (MEC). A expressão "Residência Médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela CNRM.
*O processo seletivo será realizado na primeira quinzena do próximo mês de janeiro e abrangerá avaliação mediante aplicação de provas objetivas. As aulas terão inicio no dia 1º de fevereiro. “Tenham certeza do empenho constante do governo do Estado para que o programa de residência seja sempre crescente, elevando assim o nível técnico e científico dos nossos profissionais”, afirmou Milton Moreira.