*Ao conseguir a garantia do repasse para o município de parcelas do Fundo de Investimento no Transporte e Habitação (FITHA), em convênio firmado nesta segunda-feira (28) com o governo do Estado, o prefeito Roberto Sobrinho aproveitou para fazer algumas reivindicações ao governador Ivo Cassol. Além do transporte escolar para atender milhares de alunos moradores da Zona Rural, o prefeito solicitou ações do governo estadual nos setores de Saúde e Segurança de Porto Velho.
*Roberto lembra que a prefeitura já recuperou vários trechos de estradas vicinais com recursos do próprio município. Com os recursos do FITHA, os trabalhos de recuperação dessas vias serão expandidos e vão ganhar um novo ritmo. Serão repassados para a prefeitura, em duas etapas, R$ 492.715,00, beneficiando, de imediato, as linhas 67, trecho do lado esquerdo da Br-364, até 9 quilômetros de extensão; linha 105, trecho do lado esquerdo a Br-364, até 13 quilômetros de extensão; linha Arrependido, trecho do lado direito da Br-364, até 9 quilômetros de extensão; linha 31 de Março, trecho do lado esquerdo da Br-364, até 18 dezoito de extensão, totalizando 49 quilômetros de estradas a serem recuperadas. Consta do convênio assinado, o acompanhamento e a fiscalização das obras, que ficarão sob a responsabilidade do Departamento de Viação e Obras Públicas (Devop), do governo de Rondônia. *A prefeitura deverá receber R$ 492.715,00, em duas parcelas. O convênio atende a centenas de produtores rurais do município no escoamento da produção agrícola e hortifrutigranjeira. “Já é visível que a melhoria das estradas secundárias, inverte-se o fluxo rural: muitos produtores estão retornando ao campo”, ressalta o secretário municipal de agricultura, Ribamar Araújo.
*Segurança
*Fazendo eco às reivindicações da comunidade, Roberto Sobrinho enfatizou ainda ao governador a carência de patrulhamento ostensivo na capital e, que segundo a própria imprensa noticia, há regiões inteiras com apenas uma ou duas viaturas policiais. “A prefeitura está fazendo seu papel no combate a criminalidade quando interliga e ilumina ruas e avenidas, permitindo o ir e vir das pessoas, com um pouco mais de segurança. *No entanto, as reclamações da população são constantes quanto a ação policial”, ressalta o prefeito.
Doação
*Quanto ao pedido de uma área, por parte do secretário estadual de Educação, César Licório, para a construção de uma escola pública, Roberto Sobrinho disse que vai viabilizar a solicitação. “Basta que o secretário formalize o pedido”, concluiu.