* No último final de semana, o presidente da Ceron, Eurípedes Miranda, participou da ligação da energia elétrica em mais 36 famílias residentes na zona rural de Rondônia. As ligações fazem parte do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, através do Ministério das Minas e Energia, Eletrobrás, Eletronorte, Governo do Estado, prefeituras e Ceron, que é a responsável pela execução do Programa no Estado.
* Na manhã de sábado, 19 famílias da Linha TN 29, no Projeto de Assentamento Tancredo Neves, em Ji-Paraná, receberam técnicos e autoridades, como o prefeito José Bianco. O prefeito destacou a importância do programa para economia local, pois o projeto prioriza que 100% da área rural do município seja energizada até 2006. “A Ceron, através do Luz para Todos, realiza sonhos e dá oportunidades com a chegada da energia elétrica”, afirmou Bianco.
* Artur Evangelista, morador da Linha TN 29 e presidente da Cooperativa de Produção e Serviços do Projeto de Reforma Agrária Tancredo Neves Ltda (Cooprofervetan), se disse realizado com a ligação, pois a cooperativa poderá utilizar agora a energia para aumentar as possibilidades de geração de renda na comunidade. “Nossa máquina de triturar arroz, que funciona hoje à diesel, será a primeira a ser ligada à energia elétrica”, revelou Evangelita.
* À tarde, foi a vez da Gleba 9, no município de Nova União. Lá, mais 17 famílias tiveram a energia elétrica ligada. Uma reunião com a comunidade, na Escola Paulo Freire, foi realizada para explicar aos agricultores alguns problemas que ocasionaram atraso no início das obras. O deputado federal Eduardo Valverde garantiu que o empenho do Governo Federal na realização do programa, posto que o próprio presidente Lula esteve em Nova União lançando o programa no assentamento Palmares, em 2004.
* Miranda disse que o problema enfrentado pela empresa contratada, a Alusa Engenharia, é de mão-de-obra especializada no Estado. “Não há problema de dinheiro e nem de vontade política”, garantiu o presidente da Ceron à comunidade. Além da capacitação dos técnicos existentes em Rondônia, a Alusa busca em outros estados, empresas para que o trabalho na região no pare, o que dará novo ânimo à economia local, segundo afirmou o prefeito do município, Luiz Gomes.
* O presidente da Ceron anunciou ainda que a Ceron já prepara nova licitação para a construção de mais 12 mil ligações de energia elétrica até 2006, antes mesmo de ser totalmente finalizada esta primeira etapa. “O compromisso da Ceron e do Governo Lula é dar condições digna de conforto e geração de renda para as famílias que vivem no campo, através da energia elétrica”, afirmou Miranda. Ele ressaltou a importância também para as cidades da energia no campo, pois, segundo acredita, o êxodo para a cidade acontece quando o agricultor se sente abandonado na zona rural. “Nós vamos garantir luz e dignidade para todos, principalmente para os que mais precisam do Poder Público”, garantiu Eurípedes Miranda.