Agricultores lotaram o auditório da Emarc nesta última quinta-feira, onde foi realizado na região de Ariquemes o primeiro Seminário sobre Biodiesel. O evento foi programado pela Ceplac e Delegacia Federal de Agricultura, aconteceu nas dependências da Emarc, escola Agrícola da Ceplac em Ariquemes, fazendo parte da programação da Oitava Semana do Produtor Rural, que se iniciou dia 21 passado com encerramento previsto para esta sexta-feira (24 de novembro).
*O seminário contou, também, com a presença de vários prefeitos e secretários municipais e teve na sua programação diversos moderadores, que pelos temas apresentados detiveram grande interesse dos presentes onde estes puderam conhecer com maiores detalhes o programa do Governo Federal sobre Biodiesel, apresentado pela consultora em biodiesel, Daniella Vasconcelos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Brasília.
*Ainda pela manhã, a Ceplac apresentou uma síntese dos resultados de sua pesquisa e desenvolvimento na Bahia, sobre cultivo de palma e extração do seu óleo vegetal e subprodutos, que foi discorrida pelo professor doutor Jonas de Souza, chefe do Centro de Pesquisa da Ceplac na Bahia, declarando que o dendê cultivado com as técnicas corretas é altamente produtivo em cachos e em rendimento de óleo vegetal.
*Na segunda parte, à tarde, os trabalhos foram reiniciados pelo professor doutor Cláudio Luiz do Amaral Santini, membro da Comissão Estadual Sustentável para a Produção de Óleos Vegetais, Biodiesel e Outros Derivados. O professor Santini fez uma breve exposição do que vai ser o programa estadual, não detalhando, abordando alguns tópicos, focando a extração de óleo vegetal via extrativismo, afirmando também que o estado não tem pesquisas em curso, e que é consenso na comissão estadual a necessidade da criação de uma fundação estadual de fomento à pesquisa e desenvolvimento. Ao final mostrou uma minuta impressa do anteprojeto e informou que até o final do ano a comissão irá apresentar ao Governador do Estado de Rondônia o resultado dos trabalhos iniciados em outubro do ano passado.
*Encerrando o seminário, a organização programou a apresentação das experiências no estado com envolvimento de prefeituras municipais, agricultores, empresários, empresa fabricante de equipamentos de extração de óleo vegetal e usinas de biodiesel, futuras empresas e intenções de produção de biodiesel no estado, dando para verificar que mesmo com grande atraso e ainda sem um programa em curso do Governo do Estado para o setor há movimentos positivos e alavancadores do setor em Rondônia.