Com o objetivo de conscientizar, aumentar o número de doadores e o estoque de sangue da Fhemeron, o governo de Rondônia comemora, neste sábado (24), o Dia Nacional do Doador Voluntário. A campanha, que tem o slogan “Meu Sangue Salva Vidas”, fará coletas durante todo o dia na sede da fundação, em Porto Velho. Os doadores serão presenteados com uma camiseta da campanha.
“O dia é uma oportunidade de para a participação de doadores voluntários, que são à base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. O objetivo da administração Ivo Cassol é conscientizar o maior número de pessoas, sobre a importância de ser um doador voluntário e os benefícios, coletivo e individual, da atitude”, declarou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora e meia. Antes, o candidato é submetido a um teste de anemia, avaliação cardiológica, pressão arterial e a um questionário sobre a sua saúde e seu comportamento. Depois, o sangue é testado para diversas doenças infecciosas transmissíveis: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV e Sífilis.
Mitos e lendas sobre a doação de sangue - Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 65 anos de idade e pesando mais de 50 kg, pode ser um doador. Segundo o presidente da Fhemeron, José Martins é importante também que se quebrem alguns mitos e lendas sobre a doação de sangue. O volume total de sangue a ser doado não excede oito ml/kg de peso para as mulheres e nove ml/kg para os homens. “Doar não engrossa nem afina o sangue; você não ganha nem perde peso; as mulheres podem fazer a doação mesmo no período menstrual; e principalmente, quem doa, não corre nenhum risco de contrair doenças. Pessoas com tatuagens e piercing, também podem doar, desde que tenham realizado os procedimentos em um estabelecimento licenciado e há mais de um ano".
*
VEJA TAMBÉM:
*
PM recupera moto que ia ser levada para a Bolívia e prende marginais
*
Novo delegado do 3º DP promete mais ações de prevenção e combate ao crime