As empresas de fabricação deverão colocar nas embalagens dos produtos o tipo de lixeira em que deverão ser depositadas. A medida foi aprovada neste mês, atendendo sugestão da estudante Daniela Carneiro dos Santos, 18, do 3º ano do ensino médio da escola estadual Castelo Branco, de Porto Velho, ao participar do Parlamento Jovem Brasileiro, de 6 a 10, na Câmara dos Deputados Federais, juntamente com alunos que compuseram comissões de todos os Estados.
Foram 78 projetos apresentados, dos quais dois irão se tornar leis, entre eles o de Daniela, que ficou em primeiro lugar. O Parlamento foi aprovado por sugestão do deputado Lobbe Neto (PSDB/SP) para possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, em uma jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício do mandato. “Foi uma experiência muito boa”, afirmou a rondoniense, destacando que tomou conhecimento através de uma professora, que a ajudou a enviar à Câmara o projeto sobre a reciclagem de lixo. “A participação ainda foi importante porque permitiu a mim e aos demais estudantes sabermos diferenciar o que é de competência dos governos estaduais, municipais ou federal”.
*Para o diretor da escola Castelo Branco, Jéferson Sales, a seleção do projeto de Daniela é uma prova da qualidade do ensino da rede estadual, além da preocupação dos professores de ficarem bem informados por meio da internet. “Como não houve divulgação do evento, se não fosse esse acesso permitido pelo governo estadual nas escolas estaduais, seria difícil tomarmos conhecimento”, disse, antecipando que a partir de agora irá intermediar a realização de palestras para que Daniela possa expor melhor o projeto e também a experiência vivenciada na capital federal, onde ela aproveitou para divulgar as potencialidades do Estado, eliminando dúvidas das pessoas de outras regiões, que pensam “existirem só índios e mato por aqui”.
*O diretor ainda informou que outro aluno do 3º ano, Elias Mendes F. Júnior, recebeu medalha de bronze nas Olimpíadas de Química. Ambos foram parabenizados pela representante de Ensino da Secretaria de Estado da Educação na capital, Irany de Oliveira.
*
VEJA TAMBÉM: *
Índios participam de capacitação sobre saneamento em Guajará-Mirim
*
Liga do Trauma do curso de Medicina da Fimca realiza campanha de prevenção