*Acontece hoje(19) em todo o país o Dia Nacional de Combate a Dengue. Em Porto Velho, a Prefeitura está preparando uma série de atividades, para chamar a atenção da população sobre a importância da participação de todos no combate à doença. Só na capital foram registrados 590 casos de dengue, mas apenas 179 foram confirmados.
*Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Sesau e a de Serviços Públicos, Semusp, vem sendo realizado um mutirão de limpeza nos bairros, ao mesmo tempo em que os agentes de saúde orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Esse trabalho vai até o final do mês de dezembro.
*São medidas simples, como cuidados com vasos de plantas e evitar pneus com água, para que a larva do mosquito possa se desenvolver ali, já que o parasita tem preferências domésticas.
*Em Porto Velho vão ser realizados pedágios educativos em vários pontos da cidade, nos quais os agentes de saúde vão distribuir panfletos com orientações sobre a dengue. Na praça Marechal Rondon, uma equipe das duas secretarias vai permanecer o dia todo, orientando a população.
*Segundo a chefe de epidemiologia municipal, Rute Bessa, os registros em Porto Velho estão sob controle, ”mas a população precisa estar cada vez mais consciente de que é importante que cada um faça a sua parte, limpando seu quintal e evitando o foco do mosquito”.