A comunidade Porto de Esperança, no Km 28, é um espaço dedicado à recuperação de dependentes químicos administrada pela Família Rosetta, composta por italianos que há 15 anos se dedicam a trabalhos sociais em Porto Velho. O tratamento consiste em atividades que vão de 6h até 21h, conferindo-lhes responsabilidades e proporcionando desenvolvimento social. A equipe é composta por psicólogos, psiquiatras e terapeutas que buscam proporcionar conscientização sobre os malefícios de entorpecentes aos jovens.
Em convênio com o Juizado da Infância e Adolescência, a comunidade também recebe menores infratores sentenciados, que podem receber o benefício da internação se comprovado o desejo de recuperação dos mesmos. Atualmente, a casa tem 34 residentes, que dividem as tarefas como preparar as refeições, lavar banheiros, arrumar quartos entre outras. “Aqui, a idéia é valorizar tudo” afirma Sérgio Surace, operador da comunidade terapêutica.
O tratamento é oferecido gratuitamente para quem se interessar em se livrar da dependência química. Interessados devem procurar o Porto de Esperança, na BR 364, Km 28.