Decreto prorroga prazos para proprietário regularizar imóvel rural

Decreto prorroga prazos para proprietário regularizar imóvel rural

Decreto prorroga prazos para proprietário regularizar imóvel rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Os proprietários de imóveis rurais com menos de mil hectares têm agora novo prazo para georreferenciar seu imóvel rural. *O Decreto nº 5.570, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de novembro autorizou a prorrogação e modificou os prazos anteriormente estabelecidos no Decreto nº 4.449, de 2002. *Desta forma, a partir da data de publicação do novo decreto, os imóveis com área compreendida entre 500,0 e menos de mil hectares, tiveram o prazo estendido em mais três anos, a contar deste ano (20.11.2008), para apresentação de planta e memorial descritivo georreferenciados para os casos de mudança de titularidade, parcelamento, desmembramento, loteamento, unificação de imóveis, dentre outras situações. *Para os imóveis de área inferior a 500 hectares o prazo para apresentação da documentação foi ampliado em 6 anos (20.11.2011). Os imóveis de área total inferior a 500 hectares representam mais de 90% do universo de imóveis rurais no país. Estima-se que somente no primeiro ano de vigência do novo decreto haja uma demanda acima de 100 mil serviços de certificação de plantas. *Os imóveis rurais com área acima de mil hectares, cujos prazos já foram fixados pelo Decreto nº 4.449/2002, permanecem inalterados. *Segundo o presidente do Incra, Rolf Hackbart, o objetivo da medida é recuperar o sistema de cadastros dos imóveis rurais brasileiros, já que está defasado em relação a outros países em desenvolvimento. "Metade da superfície territorial do Brasil não tem registro, o que dificulta o planejamento de questões ambientais e até de crédito", destacou. *Ele orienta que os produtores rurais procurem as Superintendências Regionais do Incra para apresentar a documentação. "A intenção é melhorar o fluxo de informações entre os cartórios e o governo, atendendo às determinações legais", explicou o presidente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS