Os acadêmicos do 9º período, do curso de Engenharia Florestal estiveram nesta quinta-feira(09), no laboratório de Bromatologia (campus Faro-complexo de laboratórios) para fazer a extração de óleos vegetais. A atividade faz parte da disciplina de Química da Madeira, ministrada pelo professor e químico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ivonei Ottobelli. Segundo o docente, que também é mestre em química pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o objetivo desta aula é fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre a composição química da madeira, suas propriedades e reações químicas.
* “Além disso, a disciplina propicia uma visão global das principais hipóteses de obtenção de produtos a partir da madeira através do estudo das principais rotas de processamentos químicos. A exemplo do biodiesel. Estudamos hoje como é o seu processo de transformação”, explicou Ottobelli.
*O professor acrescenta ainda que esta atividade é de suma importância para formação do acadêmico, pois vai preparar este futuro profissional, para atuar em diversas áreas. “É por isso que trabalhamos conteúdos como os aspectos gerais da composição química da madeira, a natureza química, classificação e teores na madeira, as resinas e óleos essenciais de espécies florestais, extração, processamento, produtos a serem obtidos, fatores de influência, aplicações práticas, obtenção de celulose e papel da madeira etc”.
*Para a acadêmica Lucilene Ramos esta disciplina e as atividades no laboratório proporcionam um verdadeiro contato com a prática. “Quando desenvolvemos atividades como esta, podemos constatar como realmente é o processo químico. A gente não fica só na teoria. É aqui que todas as dúvidas são tiradas e onde aprendemos e somos capacitados para enfrentar qualquer desafio que nossa profissão pode exigir um dia”, disse a estudante.
*
VEJA TAMBÉM: *
Apae realiza evento para angariar recuros nesta sexta-feira
*
Cinco mil cartões do Bolsa Família serão distribuídos em Porto Velho