Uma festa cultural e folclórica, com comidas típicas e danças tradicionais será realizada nesta sexta-feira, 10, no Mirante 2 e ½, marcando o terceiro ano do evento Apae Passeando pelo Brasil, que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto Velho realiza para divulgar suas ações e angariar recursos para a manutenção da entidade.
*De acordo com a presidente da Apae, Júlia Sânia Miranda, o evento conta com a parceria da União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), que buscou novos parceiros para apoiarem o evento.
*Na ocasião serão apresentadas variadas atrações, mostrando os aspectos culturais e folclóricos das regiões brasileiras. Ficou estabelecido entre os apoiadores da iniciativa, que cada entidade vai representar uma região do Brasil. Haverá comidas típicas, dança e música das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste.
*Para representar a região Norte, estão envolvidas as entidades representativas dos servidores do Tribunal de Contas de Rondônia – Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas; Associação dos Profissionais de Controle Externo (APCE) e Associação dos Servidores do Tribunal de Contas.
*De acordo com Jair Dandolini, presidente da Associação dos Servidores do TC, “sempre que é solicitado, faz esse trabalho pelo social”, como já ocorreu em outra ocasião em que também participou atendendo um pedido da Uveron e colaborou com a Apae no Arraial Flor do Maracujá.
*Ozivaldo Gomes Veloso, do Sindicato do TC, também referendou a iniciativa, citando que tem o maior prazer em colaborar com esse tipo de evento, quando se tem certeza da seriedade e destinação dos recursos. Entre as três entidades, estarão envolvidas cerca de 15 pessoas que se revezarão para atender a barraca do Norte na festa, oferecendo pratos típicos como o vatapá, caruru, tacacá, pato no tucupi e pirarucu de casaca.
*O professor Luiz Gouveia também é parceiro da festa, representando o Clube Vida Ativa e os portadores de necessidades especiais. Ele será responsável pela apresentação da Fanfarra Impacto, da Escola Tancredo Neves. A Fanfarra Impacto, com sessenta componentes, é campeã nacional e sul-americana, e também estará participando da festa da Apae.
*Entre outros parceiros, estão confirmados ainda o Rondon Palace Hotel, o Centro de Tradições Gaúchas de Porto Velho, Papelaria Holanda e Minalinda, que estarão coordenando barracas típicas e outras atrações no evento.
*A direção da Apae pretende com a festa promover a interação da comunidade com os cerca de 60 alunos que atende e seus familiares, além de estimular a criatividade e motivá-los para as atividades educacionais.
*A Apae de Porto Velho é uma instituição sem fins lucrativos, que atende em sede provisória na Paróquia São João Bosco, com atividades para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais.