Mais de 50 mil espectadores. Ficou em cartaz por mais de 5 anos. Participação em vários Fóruns e Conferências. Destaque na imprensa nacional e internacional. Os números e a seriedade deste trabalho são indissociáveis quando nos referimos ao sucesso que é o Espetáculo Bizarrus.
Aclamado pelo público e seu alcance cultural e social reconhecido por diversos setores da sociedade, a peça teatral estrelado por ex-detentos de Porto Velho está de volta aos palcos com uma nova roupagem neste sábado (10), no Teatro do Sest-Senat, às 20:30, numa apresentação fechada para convidados e imprensa.*
O Bizarrus, destacada experiência pioneira no Sistema Prisional rondoniense utilizando a arte cênica como instrumento de reabilitação da pessoa privada de liberdade, retorna graças ao esforço contínuo do Conselho da Comunidade, Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), Conselho Penitenciário, Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Ong Acuda) e Vara de Execuções Penais.
“Resgatar um projeto que rendeu tantos frutos, como o Bizarrus, é um importante passo do Governo de Rondônia juntamente com as entidades que valorizam a questão da reinserção social no Sistema Prisional”, destacou o secretário Gilvan Cordeiro Ferro.
O presidente do Conselho Penitenciário e atual diretor executivo da Faser, Gabriel Tomasete, complementou que o trabalho em conjunto com a Seapen e parceiros vai garantir um novo convênio para apoiar o Grupo Bizarrus e também estrelar um novo espetáculo tendo como atores apenados do regime fechado da Capital.
Ong Acuda
Deste Espetáculo surgiu a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Ong Acuda), sediada na Estrada da Penal em frente à Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro. “Parceira da Seapen, a Ong visa dar continuidade aos trabalhos ressocializadores utilizados no espetáculo para outros presidiários”, enfatizou o presidente da Acuda e também diretor do Sest-Senat, Luiz Marques.
"Porto Velho terá o gosto de rever e se emocionar com a veracidade dos relatos e a beleza das cenas de altíssimo nível", revelou Marques.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Seapen promove seminário sobre direitos humanos e destaca parceria com “Bizarrus”
*
Seminário de Direitos Humanos marca o retorno do Espetáculo Bizarrus