Valverde pede a secretário Biscaia ampliação no contingente policial do Estado
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO) reuniu-se nesta quarta-feira (07)com do Secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, para tratar do aumento do efetivo policial na região de fronteira entre Bolívia e Rondônia.
Na ocasião o parlamentar colocou para o Secretário a questão levantada durante o Simpósio da Amazônia, no painel Segurança Pública, sobre o tráfico de entorpecente, principalmente cocaína, oriundas da Bolívia. Rondônia faz fronteira com a Bolívia, que se tornou a principal fornecedora para todo o País.
De acordo com Valverde, é preciso intensificar a polícia federal e ampliar a participação das forças armadas no patrulhamento das áreas fronteiriças.
" Precisamos intensificar as operações policiais nas fronteiras, e de investir pesados em todos os setores da segurança pública de Rondônia. Só assim poderemos enfrentar o tráfico de drogas em todo o País. Para tanto, vamos viabilizar parceria com estados limítrofes e acordo bilateral de segurança com a Bolívia", ressaltou.
O Secretário Nacional de Segurança Pública, disse ao parlamentar que está sendo doado para o estado cerca de 1600 equipamentos, entre rádios comunicadores, veículos, armamento, que foram utilizados durante jogos Pan-americanos.
" Acredito que de imediato, os equipamentos que estão sendo doados para o estado, poderão ser úteis as forças de segurança locais, fortalecerá as ações articuladas de segurança", disse.
Autoridades ligadas a área de segurança em Rondônia, informaram que o efetivo disponível para o estado é limitado, e ainda têm que se desdobrar para atender outras questões como crimes ambientais, tráfico de diamantes, conflitos entre madeireiros e indígenas, além das ocorrências habituais.
Atento a problemática que pode ser intensificada, na opinião do petista, com a construção das hidrelétricas do Madeira, que aumentará consideravelmente o número de emigrantes na região, e consequentemente o números de delitos e violência, Valverde pediu atenção do Secretário Biscaia, no sentido de viabilizar equipamentos que ajudem nas operações e no incremento do aparato policial, além da ampliação do efetivo das polícias, Federal, Rodoviária e Militar.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Presidente da Câmara ouve reivindicação de empresários e moradores da Ponta do Abunã
*
Clientes do Porto da Sorte não conseguem receber dinheiro de volta