MANAUS - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na terça-feira (31) reajuste das tarifas das empresas Boa Vista Energia S/A (RR), Companhia Energética de Roraima (CER), Manaus Energia S/A (AM) e Companhia Energética do Amazonas (CEAM). As novas tarifas das quatro distribuidoras passam a vigorar a partir desta quarta-feira (1).
*No caso da Companhia Boa Vista, foi autorizado um aumento de 8,33% para as residências e de 11,76% para a indústria. Sobre a Companhia Energética de Roraima, a elevação de preço autorizada pela Aneel foi de 6,46% para as residências e também para a indústria. A Manaus Energia, por sua vez, terá de baixar sua tarifa em 8,29% para as residências, mas poderá elevá-la em 1,14% para a indústria. Para a Companhia Energética do Amazonas, haverá uma queda de 7,10% para as residências e um aumento de 1,62% para o setor industrial.
*Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel informa considerar a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer dos últimos doze meses. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, e custos não gerenciáveis como energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão.