Capacitação e assessoramento para elevar os níveis de gestão, processo de produção e venda é o que micro e pequenas empresas organizadas em nove núcleos, no município de Pimenta Bueno, na região centro-sul de Rondônia, vêm tendo nos últimos dois anos. Isso é o que indicam os resultados obtidos pelos núcleos do Projeto Empreender, uma parceria do Sebrae com a Associação Comercial e Industrial e a prefeitura local.
Entre os setores participantes desses núcleos, informa a consultora Cristhiane Rocha, estão também medidas que influem diretamente nos processos de produção, imprimindo qualidade, e vendas.
Os núcleos em funcionamento em Pimenta Bueno são os de automecânica de carros, padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, minimercados, mecânicas de moto e comércio de confecções.
R20;Mas, além da vontade dos empresários, nada disso teria sido possível sem o apoio dos parceiros Sebrae, Associação Comercial e a prefeitura de Pimenta Bueno, contribuindo no estímulo da participação efetiva em busca da consolidação do crescimento do setor produtivo e do desenvolvimento do municípioR21;, argumenta Cristhiane.
Todas as ações, a exemplo do que ocorre nos demais municípios onde se desenvolve o Projeto Empreender, são contínuas, o que deve contribuir para que, no futuro, a economia local desses municípios, essencialmente formado pelas micro e pequenas empresas, esteja potencializada sustentável.
Socialização
O Empreender tem um importante papel de inclusão social em Pimenta Bueno. Atua, com o projeto R20;Inclusão Social Muda MundoR21;, com uma célula industrial de costura de camisetas na penitenciária da cidade, cuja produção atende às indústrias, oferecendo mão-de-obra mais acessível às empresas. Em contrapartida, os apenados também farão uniformes para as creches existentes em Pimenta.
Jovens de Jaru
Em Jaru, o Núcleo de Jovens Empreendedores, com 17 participantes, realizou no último dia 27 ação de capacitação em recursos financeiros para sua sustentação. O trabalho aconteceu sob a orientação do coordenador do Empreender Aroldo Vasconcelos e de Juliana da Silva Avelar e também a Associação Comercial. Teve ainda a parceria do Lions Clube, a participação do DJ Mauro Marcelo, de Porto Velho, depois de uma grande mobilização com pit stop, distribuição de adesivos e propaganda em emissoras de rádio.