*A inauguração da primeira Farmácia Popular de Porto Velho ocorreu às 10h00 dessa sexta-feira (28) e contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, do Secretário Municipal de Saúde, Silas Antonio Rosa, vereadores, parlamentares federais, como Hamilton Casara, a senadora Fátima Cleide, e representantes da Fundação Oswaldo Cruz, órgão do Ministério da Saúde que administra o programa de Farmácia Popular em todo Brasil.
*A inauguração foi muito prestigiada por populares e o prefeito Roberto Sobrinho, em seu discurso, disse que em breve irá inaugurar mais duas farmácias na capital, uma na Zona Leste e outra na Zona Sul. Ele disse ainda que a inauguração da Farmácia era uma promessa de campanha, agora cumprida, e dedicou a sua realização, principalmente, aos idosos, que gastam mais de 30% dos seus proventos mensais com remédios.
*A Farmácia Popular irá funcionar direto, das 08h00 às 18h00 (sem intervalo para almoço), de segunda a sexta-feira, e aos sábado de 08h ao meio dia. Qualquer pessoa pode comprar medicação na Farmácia, para isso basta levar a receita médica. Alguns medicamentos chegam a ter uma diferença de até 95% no barateamento de seu custo em relação às drogarias comuns.
*O cidadão pode se dirigir à Farmácia Popular e seguirá um procedimento de atendimento básico como num banco, onde é fornecida uma senha, e quando atendido será feita uma consulta prévia no sistema, que é informatizado, para saber se o medicamento pedido se encontra no estoque.
*Esse procedimento foi adotado para atender com mais rapidez a comunidade, pois o número de pessoas que passarão pela farmácia deverá ser grande. O que já foi demonstrado na inauguração. Para melhor conforto dos usuários da farmácia, ela disponibilizará no local cadeiras, ambiente refrigerado, com TV, servindo de sala de espera.
*A Farmácia Popular, localizada na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua Dom Pedro II, Centro da cidade, contará com uma equipe composta de dois farmacêuticos, um auxiliar de gestão e seis auxiliares para prestar assistência à comunidade.