A Comissão Pró-Rondônia, prefeitos e representantes de prefeituras, se reuniram com o governador Ivo Cassol, que garantiu a liberação de emendas parlamentares que asseguram a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em três municípios pólos: Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura, abrangendo um total de 26 municípios.
Segundo um dos membros da Comissão Pró-Rondônia, deputado Alex Testoni (PTN – Ouro Preto), foi muito importante o encontro, devido o projeto de implantação Universidade Aberta do Brasil (UAB) que está orçado em aproximadamente R$ 800 mil, que serão rateados em emendas parlamentares, como ficou acordado na reunião desta quarta. Esse dinheiro será investido na compra de equipamentos.
“O que ocorreu hoje é um inicio de um novo marco na história da Educação em Rondônia, onde as pessoas menos favorecidas poderão ter um curso superior, sem custo algum e as inscrições já estão abertas ao primeiro vestibular da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Pólo de Ji-Paraná, as inscrições podem ser feitas gratuitamente acessando o site www.vestibular2unir.br ou pelo telefone 3416-4158 na Secretaria de Educação de Ji-paraná, salientou Testoni.
Para o primeiro vestibular, serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 para a área de pedagogia, e as outras 50 para licenciatura em letras e habilitação em Língua Portuguesa. As provas serão realizadas no dia 16 de novembro, em local e horário a ser definido, que penderá do número de inscritos.