Começa a mobilização pela campanha de conciliação no Poder Judiciário do Estado de Rondônia. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça que promoverá a “Semana Nacional da Conciliação”, de 3 a 8 dezembro, próximo, em substituição ao Dia Nacional de Conciliação, ocorrido no ano de 2006. O objetivo dessa campanha é alcançar a meta de 200 mil audiências de conciliação em todo o Brasil. Segundo notícias no site no CNJ, no ano passado, 2006, foram realizadas, em todo País, 84 mil audiências.
Para alcançar o objetivo do Movimento com eficiência, no próximo dia 5 de novembro, haverá um encontro de assessores de comunicação do Judiciário de todo o País para discutir e encontrar estratégias para divulgação da Semana de Conciliação. Nessa mesma data também haverá reunião dos coordenadores do Movimento pela Conciliação de cada Tribunal para detalhar as ações a serem desenvolvidas. O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia já tomou as providências nesse sentido e enviará profissionais para participarem da discussão.
A medida visa diminuir o espaço-temporal do processo, com resoluções pacíficas e rápidas, sem esperar a tramitação convencional do processo em juízo. Nesse sentido, Comarcas do Poder Judiciário do Estado de Rondônia já começam os primeiros preparativos para realização de triagem de casos para serem decididos em audiência na Semana Nacional de Conciliação.
O Movimento pela conciliação conta com o apoio de órgãos do Poder Judiciário e entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras organizações.
Mais informações sobre o Movimento pela Conciliação na internet, no endereço www.conciliar.cnj.gov.br.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Agentes da PF se encontram na Unir para retirar estudantes da reitoria
*
Aneel pede ao Cade fim da exclusividade da Odebrecht no Madeira