A II Semana Acadêmica do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas registrou sucesso total. Durante três dias, os acadêmicos do Curso puderam enriquecer seus conhecimentos através de palestras aplicadas por profissionais de áreas específicas da Medicina. Sexta-feira de manhã, o Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, fez palestra abordando questões no âmbito científico, apresentando atribuições do Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). Ele apresentou dados estatísticos sobre a mortalidade infantil, destacando a falta de preparo no período da gestação que acarreta sérias conseqüências durante o parto. “Mesmo em estados mais desenvolvidos, os dados mostram que o índice de problemas graves no parto é muito elevado. Imagine a situação em estados mais pobres”, ponderou Luís Marcelo, analisando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
*Em sua palestra aos acadêmicos do Curso de Medicina, Luís Marcelo Aranha também mostrou dados estatísticos sobre a questão do analfabetismo no Brasil. Segundo ele, a situação é mais grave na Região Nordeste, que apresenta índice de 27% na população com idade até 15 anos. “É uma coisa absurda”, disse. Ele acrescentou que a realidade na Região Norte não chega a ser muito diferente. “Aqui, a taxa de analfabetismo atinge os 12%”, informou. Ainda na sexta-feira, o médico Milton Moreira, secretário estadual de Saúde, apresentou relato de caso aos acadêmicos de Medicina.
*A Semana Acadêmica de Medicina da São Lucas também teve palestras sobre “Psicologia Médica”, ministrada pela psicóloga Ana Oliveira e pelo médico psiquiatra Sebastião Ferreira Campos, Relato de Caso com o médico neurocirurgião Marcos Madeira, mesa redonda sobre o tema “Medicina e Trânsito”, com abordagens e ponderações da diretora geral do Detran/RO, Jaqueline Cassol, e pelo diretor geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, médico ginecologista Amado Rahhal, sobre Eletrocardiograma, ministrada pelo médico cardiologista João Roberto Gemelli, e Relato de Caso com o médico oncologista Carlos Alexandre Sarção. O evento teve como proposta a interação dos palestrantes com os acadêmicos, propiciando novos conhecimentos técnicos e científicos aos participantes da Semana Acadêmica.