*O curso de Direito da Faculdade São Lucas promoveu um debate e uma simulação sobre o Referendo do Desarmamento. A atividade, realizada na última quinta-feira, mobilizou partidários contrários e a favor do desarmamento. Na simulação, com 346 votos, prevaleceu por 63% dos votos a opinião de que o comércio de armas de fogo e munição não deve ser proibido no Brasil. A proibição da comercialização recebeu 35% e 2% anularam os votos.
*No debate o Coordenador da Campanha do Desarmamento de Rondônia e Chefe do Departamento de Armas da Polícia Federal, João Bosco e o Procurador de Justiça e professor da Universidade Federal de Rondônia, Jackson Abílio de Souza, defenderam a proibição do comércio de armas. O debate foi realizado no auditório da instituição e mobilizou estudantes de vários cursos.
*Já o professor da Faro e especialista em Direito Penal e Segurança Pública, Josanildo Quirino da Silva, e o delegado da Polícia Civil e professor da Ulbra, Sandro Cruz Alves de Moura, se posicionaram a favor da comercialização de armas de fogo. O evento foi mediado pelo professor da Faculdade São Lucas Raimundo Oliveira Filho.
*Durante as apresentações o doutor Jackson Abílio de Souza defendeu a proibição. "A arma não garante segurança, por isso, devemos cobrar ações do Estado". João Bosco acrescentou, ainda, que a paz não será construída pelas armas.
*O professor Sandro Cruz Alves de Moura disse que o Estado não oferece segurança adequada, porém defendeu o direito das pessoas terem a possibilidade de se armarem. O professor Josanildo Quirino da Silva também ressaltou que o problema da arma não pode ser confundido com a questão da violência.
*No referendo, marcado para o dia 23 de outubro, as pessoas deverão responder "sim" ou "não" à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil ?". A acadêmica de Direito, Adilen Roberta, disse que as palestras foram ótimas e que o debate facilitou a compreensão do tema. "Minhas idéias ficaram mais claras". A acadêmica de Biologia, Keila Cristina, elogiou a ação e disse que a iniciativa foi positiva.