Comunidade rural de Porto Velho e Emater-ro promovem festa de vaquejada neste final de semana

Comunidade rural de Porto Velho e Emater-ro promovem festa de vaquejada neste final de semana

Comunidade rural de Porto Velho e Emater-ro promovem festa de vaquejada neste final de semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A festa é uma iniciativa dos agricultores do Ramal São Domingos a 10 km de Porto Velho na outra margem do Madeira, com o apoio da Emater-RO. Eles querem incentivar em Porto Velho a prática esportiva típica do sertão nordestino. O inicio da competição está previsto para as 15 horas de sábado, e a noite a festa continua com o bailão rural. As provas de vaquejada recomeçam as 15 horas do domingo para definição dos campeões e entrega dos prêmios. A vaquejada nasceu como esporte nas pequenas fazendas, e engenhos do interior nordestino, no começo era praticado só pelos vaqueiros que criaram as regras usadas até hoje na maioria das competições. A prova de vaquejada é disputada em duplas de vaqueiros, mas o boi e os cavalos são personagens da competição com praticamente o mesmo nível de importância, porque não há vaqueiro bom se o cavalo for mal adestrado, e cada boi apresenta um nível diferente de dificuldade para derrubá-lo. A modalidade disputada em Porto Velho é conhecida como bolão, porque as duplas de corredores contribuem com uma taxa para compor um bolão que deverá fazer parte da premiação dos campeões. O parque de vaquejadas é composto de um brete, uma pista com piso de areia e uma faixa marcada para os vaqueiros derrubarem o boi dentro dela, além de um curral de espera. A festa de vaquejada de Porto Velho é o ponto culminante de um evento maior, batizado pelos organizadores de Primeiro Encontro dos Agricultores Familiares de Porto Velho. Durante o encontro estão sendo realizadas diversas práticas educativas de manejo de bovinos e ovinos, tudo com a orientação dos técnicos da Emater-RO. As mulheres agricultoras também participam do encontro. Durante toda a semana fizeram cursos de produção de queijos, iogurtes e bebidas lácteas oferecidos pela Emater-RO, que ainda trouxe do município de São Miguel do Guaporé a extensionista Silvana Aquino para ministrar um curso sobre o processamento da macaxeira, com trinta e duas receitas de derivados da raiz, que é o principal produto agrícola cultivado no entorno de Porto Velho. Toda a produção conseguida durante os cursos das mulheres será colocada para degustação dos visitantes da festa. É uma boa programação para quem gosta da vida ao ar livre, ou quer mostrar aos filhos uma faceta da cultura rural brasileira, diversão e comida boa não vão faltar, garantem os organizadores. Para chegar ao local é só seguir a BR 319 até o quilometro quatro e meio e então pegar a estrada do Jatuarana e seguir até o local da festa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS