*A Brasil Telecom apresentou nessa sexta-feira(14), para os seus colaboradores, o programa Adolescente Aprendiz na filial Rondônia. Em Rondônia, a instituição parceira da Brasil Telecom para a realização do projeto é o Centro do Menor. O programa foi apresentado pelo gerente de Recursos Humanos da filial, Alexandre Esteves e o diretor do Centro do Menor, Padre Marcelo Bertolusso.
*Por meio do programa, os jovens desenvolvem atividades que contribuem para sua formação ética e profissional com geração de renda, além disso, eles têm a oportunidade de se colocar no mercado de trabalho sem prejudicar o andamento dos estudos.
*“É uma relação em que todo mundo ganha. O adolescente melhora sua qualidade de vida, fortalece sua auto-estima, desenvolve seus talentos. E a empresa conta com um jovem profissional altamente motivado e disposto a aprender”, salientou Alexandre Esteves.
*Durante a apresentação, Gustavo Trajano, colaborador da Brasil Telecom, do mercado empresarial, lembrou que ele começou como menor aprendiz, no Iperon, e hoje, depois de 13 anos, está inserido no mercado de trabalho. “ Um dos adolescentes do programa está no nosso setor, e sempre que posso, lembro que também já participei de um programa similar. Esse projeto dará a ele, uma base de valores, de respeito e responsabilidade importantes para o futuro profissional do mesmo”, disse Gustavo.
*Participam do projeto, jovens entre 14 e 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental e que pertençam a famílias com renda menor ou igual a três salários mínimos, selecionados por intermédio de uma instituição parceira.
*Cada adolescente tem um tutor, responsável por nortear a execução das atividades e acompanhar o desenvolvimento do aprendiz. Os adolescentes desenvolvem atividades durante quatro horas diárias e recebem um salário mínimo, vale-transporte e vale-alimentação.
*Em alguns Estados o projeto já está em andamento e em outros a empresa ainda finaliza o processo de escolha da instituição parceira. O programa abrange todas as filiais e coligadas da Brasil Telecom no Distrito Federal e nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
*A escolha do Centro do Menor para efetivar o programa do Adolescente Aprendiz se deve a experiência e os bons resultados obtidos pela instituição no desenvolvimento de projetos voltados ao menor e ao adolescente. A Brasil Telecom mantém outra parceria com a instituição que é o apoio a manutenção de 50 jovens participando de oficinas profissionalizantes.
*O Padre Marcelo Bertolusso, agradeceu a empresa pela iniciativa e pela escolha da instituição como entidade parceira no projeto. O diretor do Centro do Menor ressaltou aos adolescentes a importância do “Adolescente Aprendiz” e da escolha deles para participarem do programa: “ Vocês foram selecionados entre muitos outros. A fila para participar desse e de outros projetos similares é muito grande. Vocês devem ter isso em mente quando desempenharem suas funções, já que servem como modelo para os que lá aguarda7m uma oportunidade como esta” concluiu o diretor.
*Há quatro anos a empresa mantém a parceria com o Centro do Menor, como um dos seus projetos sociais em Rondônia, permitindo que esses 50 jovens tenham acesso a uma das várias oficinas oferecidas pelo projeto, além de terem duas alimentações diárias e vale-transporte.