*Foto/legenda:
* A vereadora Sângela expôs alternativas para a Educação no setor rural
*---
*A vereadora Sângela Rocha Amorim Guerra e Manoel Borges Trindade, o Pelézinho, da Câmara Municipal de Candeias do Jamari, estiveram na última semana no município vizinho de Itapuã do Oeste, acompanhando o secretário municipal de educação, Paulo Sena, no encontro que debatia as políticas e diretrizes para a Educação no Campo. A forma de discussões foi a do Seminário e muitas idéias e projetos foram colocados em pauta, especialmente, na adequação, formação e capacitação dos agentes formadores educativos no setor rural.
*Pelézinho disse que uma nova metodologia com um ensino visando à adequação das matérias e conteúdos didáticos estão sendo debatidos, assim como a formação de alternativas educacionais centradas no homem do campo, suas vivencias e necessidades. “Para o homem do campo, a educação tem que ser importante em sua vida. Para ter melhores projeções de trabalho e para poder garantir uma vida mais digna para si e sua família”, manifestou.
*A vereadora Sângela mantém a idéia de que o habitante da zona rural tem que participar ativamente dos processos de inclusão que possibilita ao homem do campo como o urbano atingir melhor qualidade de vida sem perder sua essência. E para usufruir em seu habitat dos benefícios da modernidade de uma forma que se adeque a seu entorno. “Se necessita criar disciplinas especificas para cada região, por exemplo, matérias como a de Técnicas Agrícolas, seriam indispensáveis no processo”, disse Sângela.
*As reuniões sobre Educação no Campo vem acontecendo, paulatinamente nos municípios de Porto Velho, capital do Estado, em Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Nova Mamoré. As próximas reuniões estão já marcadas para a seguinte semana, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, com sede em Porto Velho. Nos dias 24 e 25 está agendado para acontecer em Nova Mamoré.