*O uso de produtos naturais como matéria-prima para a síntese de substâncias bioativas, especialmente fármacos, tem sido amplamente relatado ao longo do tampo. Um exemplo marcante é representado pelos trabalhos de Marker, sobre a síntese de hormônios esteróides, progesterona a partir de saponinas isoladas de uma planta Mexicana, conhecida como cabeza de negro, que contém diogestina. (MARKER et al., 1947). Este trabalho foi de capital importância para o desenvolvimento de esteróides e contribuiu significativamente para a descoberta subseqüente da pírula contraceptiva feminina (DJERASSI 1970).
*A indústria farmacêutica tem um papel importante no desenvolvimento dos produtos naturais, os quais pode propiciar, de forma mais rápida, o surgimento de novos medicamentos no mercado. Um dos mais importantes fatores para o sucesso no descobrimento de um fármaco novo é a diversidade química dos compostos a serem selecionados, A este papel cabe a pesquisa científica, esta Instituição de ensino através do seu Instituto de pesquisa Busca incessantemente a aplicação de metodologias para desvendar as formas farmacêuticas entranhadas nesta floresta.
*A este papel de estrema importância cabe ao estudante de Engenharia Florestal, garimpando na floresta as essências florestais com potencial farmacológico.
*De maneira que esta instituição de ensino Superior possui toda a infra-estrutura para processar estas plantas, bem como realizar os testes preliminares, cabendo ao futuro Engenheiro Florestal a responsabilidade pela identificação e orientação das espécies a serem estudadas.
*A pesquisa das plantas do nosso Estado de Rondônia, torna-se importante, pois é pensamento deste IES, que este conhecimento deverá ser orientado por pesquisadores da terra de modo que esta pesquisa justifica-se pela necessidade de estudar as plantas Amazônicas, identificar as essências florestais e elucidar os constituintes químicos de valor terapêuticos.
*Prof. Msc. Ivonei Ottobelli.
*Professor do departamento de Química (curso de Engenharia Florestal) da faculdade Faro.