Foi divulgado no início da tarde de hoje (09), pelo comandante da Corporação do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Nunes Pereira, detalhes do Laudo de Vistoria
nº 81/2006 realizado pelo perito coronel/BM Gilvander Gregório de Lima na Escola Municipal Maria Isaura, que na última sexta-feira (06/10), teve parte do teto destruído sobre o pátio do prédio.
*Segundo o coronel Ronaldo o laudo apontou que a estrutura do prédio está comprometida, inclusive com o detalhe de uma das vigas de sustentação estar visivelmente comprometida em mais de 50%.
*O perito capitão Gregório constatou que a reforma realizada naquela instituição de ensino era de caráter provisório e dois graves erros de procedimento ocorreram: o prédio deveria ter sido iterdidato durante as obras e não houve o acompanhamento do responsável técnico pela reforma para orientar os procedimentos necessários para efetuação das obras emergenciais.
*Os empregados da empresa que estava fazendo as obras de reforma na escola tiraram uma das bases da estrutura e não colocaram, em substituição, um apoio de sustentação dessa base, o que acabou provocando o grave incidente. *Capitão Ronaldo disse à reportagem que a retirada dessa "peça" foi o ponto crucial para o desabamento. "Se a reforma não acontecesse haveria o desabamento a qualquer momento. A retirada de uma das bases sem que fosse colocado outro apoio, só adiantou o desabamento".
*O laudo não pôde ser divulgado para a imprensa, por ainda ser peça de investigação. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiro cópias do Laudo de Vistoria foram encaminhados ao Ministério Público do Estado de Rondônia, à pedido, onde será anexado ao processo investigatório que ocorre na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, sob os cuidados do promotor Marcelo Lima de Oliveira, e outra cópia, seguindo o procedimento de rotina, já foi encaminhado à SESDEC (
Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania).
*A Escola Municipal Maria Isaura encontra-se atualmente interditada conforme procedimento de segurança da lei 858, de dezembro de 1999, regulamentada pelo Decreto 8987, de fevereiro de 2000, por "Desabamento da Estrutura do Pátio".
*
OUTRAS ESCOLAS SERÃO VISTORIADAS NA CAPITAL
*O desabamento do teto na Escola Municipal Maria Isaura acabou abrindo um procedente de alerta na corporação do Corpo de Bombeiros. O coronel Ronaldo Nunes já está elaborando durante essa semana um calendário de visitações em todas as escolas públicas da capital (
tanto na esfera municipal quanto estadual) para verificar as condições de estruturas das mesmas, para evitar que incidentes como o da última sexta-feira não ocorram.
*As visitas de vistorias devem iniciar já na próxima semana.
*-
*
Veja também:
*-
EXCLUSIVO - Desabamento na Escola Maria Isaura quase provoca tragédia - Confira vídeo do local do acidente
*-
Prefeitura esclarece incidente em escola municipal
*-
Maria Isaura é interditada e secretária da SEMED diz que escola estava em reforma