Pesquisa revela que 50% dos moradores de Santo Antônio têm malária assintomática

Pesquisa revela que 50% dos moradores de Santo Antônio têm malária assintomática

Pesquisa revela que 50% dos moradores de Santo Antônio têm malária assintomática

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O pesquisador do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (Cepem), Mauro Shugiro Tada, apresentou resultados de trabalhos sobre malária feitos em comunidades isoladas do centro de Porto Velho durante a I Jornada de Farmácia da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca). As localidades estudadas foram a Vila da Candelária, Santo Antônio e Portuchuelo. Nessas comunidades a equipe de Tada detectou alto número de portadores do parasita da malária que não desenvolvem a doença, as chamadas pessoas assintomáticas à malária. *Somente na comunidade de Santo Antônio, 50% dos moradores são assintomáticos, afirma o pesquisador; na Candelária, 15%; e em Portochuelo, 30%. Um índice alarmante afirma o pesquisador. *Para Mauro Tada essa pesquisa é uma alternativa para a redução do número de malária em Rondônia. “Os mosquitos transmissores picam os assintomáticos e carregam o parasita da malária. Ao picarem pessoas sadias transmitem a doença”. *Em um trabalho realizado com moradores do Rio Machado, dois grupos foram separados. O primeiro tinha acompanhamento e quando pessoas apresentavam os sintomas, e a doença confirmada, a medicação era aplicada . Em outro grupo, todos os assintomáticos foram tratados. O resultado é que na comunidade em que os assintomáticos não foram tratados o aumento de malária foi altíssimo, já no segundo grupo os gráficos mostraram que poucos foram infectados pelo mosquito. *“Para nós essa é uma alternativa, barata de tratamento e que pode reduzir drasticamente o índice de transmissão da doença. Se você tem um vizinho assintomático, você não precisa ir para fora da cidade, ali no seu bairro mesmo você pode contrair o parasita”, diz Tada. *Mauro Tada conclui que com os assintomático tratados, é possível, através de gráficos, identificar os focos de malária e elimina-los. *Segundo o pesquisador, as pessoas se tornam assintomática, quando na fase jovem adquirem a malária várias vezes. “Chega um momento que ela não se desenvolve mais, mas o parasita está presente no sangue do indivíduo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS