O movimento até o momento não se pronunciou a respeito dos novos acontecimentos do caso assembléia.
*O Movimento Democrático Abrace Rondônia pela Ética e Contra a Corrupção, capitaneado pela OAB/RO e composto por mais de quarenta instituições de representação popular, que tem como objetivo despertar a sociedade para o voto consciente, o exercício da cidadania e a permanente vigilância quanto à rigorosa apuração das denúncias de corrupção no estado, até o momento não se pronunciou a respeito dos novos acontecimentos do caso assembléia.
*O movimento foi criado em fevereiro, durante caminhada cívica pela paz.
*Em maio, após manifestação da popular na porta da ALE/RO, o ABRACE posicionou-se em defesa da população propondo uma permanente vigilância quanto à rigorosa apuração das denúncias.
*Na época, seu coordenador, o advogado Rochilmer Rocha afirmou ?A sociedade não abre mão de uma apuração que consiga identificar e punir os culpados e promover a absolvição de eventuais inocentes?.
*Outro membro do comitê, médico Hiran Gallo declarou que ?nossa proposta é o combate sem tréguas à corrupção e à impunidade. Defendemos a Democracia, a prática Ética e o respeito à Cidadania, mantendo informada e mobilizada a sociedade através de seus mais diversos segmentos, sempre dentro dos princípios de responsabilidade social e ao estrito cumprimento da Lei?.
*SIAFEM
*Durante uma reunião na OAB/RO, um empresário questionou sobre a possibilidade do Abrace cobrar da Assembléia a aplicação da lei referente a implantação do SIAFEM - sistema de informática de gestão administrativa,desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa vinculada ao Ministério da Fazenda e Planejamento e que garante o acompanhamento de compras, pagamentos e todas as movimentações financeiras pelos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas e Ministério Público.
*Nesta reunião ficou estabelecido que seria estudada esta proposta para uma ação concreta do ABRACE. Estranhamente, cerca de 40 dias depois, sem que o movimento tivesse tomado qualquer atitude sobre a proposta do empresário, a ALE/RO informou que estaria implantando o sistema.
*O coordenador do movimento declarou-se satisfeito com a informação de que a Assembléia iria implantar o Siafem no Legislativo estadual e disse que esta ação demonstrava na prática que a ALE/RO estaria mudando.
*Além da já conhecida morosidade nas ações, que vai de encontro a um dos pontos fundamentais do ABRACE, que seria cobrar celeridade das apurações de corrupção, com diversos adiamentos de ações e reuniões, existe também uma falta de mobilização para suas reuniões, que ocorrem sempre com pequeno quorum de entidades participantes.
*A omissão no caso SIAFEM, em que a entidade não agiu, aliada agora a falta de posicionamento em relação aos últimos fatos gera certa estranheza.
*Se dentro de seus preceitos de manter a população informada dos desdobramentos do inquérito, conforme declarou o médico Hiran Gallo, o ABRACE deve explicações à sociedade civil organizada sobre esta falta de posicionamento a respeito das prisões na ALE/RO e sobre o afastamento do presidente da casa, deputado Carlão de Oliveira.