Escolas públicas estaduais de Rondônia são referência na Amazônia pela inclusão do peixe na merenda escolar. Agora, as municipais de Cacoal – região central do Estado – irão enriquecer o cardápio (projeto piloto) com o emprego de mel de abelhas, depois de uma reunião entre apicultores filiados à Associação Cacoalense de Apicultores (ACA), prefeitura e parceiros do Projeto Apiscentro.
*O compromisso foi firmado esta semana, em carta-proposta assinada durante reunião realizada no escritório regional do Sebrae. O município atendeu reivindicação e irá definir que unidades de ensino irão ser contempladas com enriquecimento nutricional.
*De acordo com participantes da ACA que participaram da reunião, a proposta é que, inicialmente, se empregue a utilização apenas dois dias da semana, com 10 gramas por aluno. Isso resultaria em um consumo mensal médio de 80 gramas per capita.
*O mel oferecido ao município e aceito pela prefeita Sueli Aragão é oriundo de floradas múltiplas da Amazônia, podendo ser embalado em saches de 10 gramas ou embalagens de 500 mililitros.
*A entrega do mel à prefeitura será de acordo com a demanda, podendo ser semanal, para se evitarem estoques, ou cotas mensais. De acordo com Ednaldo Barbosa Góis, que conduziu a reunião, a ACA tem disponíveis para comercialização 600 quilos de mel ao mês.
*O fundamental no processo, além do enriquecimento nutricional da merenda escolar oferecida aos alunos, é que a prefeitura fará a aquisição do mel diretamente dos produtores. “O mel será fornecido aos alunos como complemento alimentar”, afirmou a prefeita Sueli, ao aderir à iniciativa dos apicultores.
*O secretário municipal de Agricultura, José Valterlins C.Marcelino defendeu a importância do projeto e também o empenho da ACA no sentido de fortalecer o associativismo na região. A gerente regional do Sebrae, Dezenir Prado, fez um breve relato sobre as ações do Projeto Apiscentro, enquanto Marco Aurélio, coordenador do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável Apicultura do Banco do Brasil, destacou a importância do estímulo que será dado ao consumo de mel e também à produtividade dos apicultores.
*A apicultura rondoniense encontra-se em franca expansão. Desenvolve-se tanto nas regiões central e sul, onde se criou a Cooperativa de Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa). Também são parceiros no projeto o Banco da Amazônia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.