*A Universidade de Brasília,UnB e Centro de Excelência em Turismo (Cet) coordenam o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) em parceria com o Unicef realizando seminários em todo Brasil. O programa objetiva proteger crianças e adolescentes da exploração sexual e a conscientização, sob o tema “Quem ama protege”.
*Em Rondônia, será ministrado na próxima segunda-feira, 25, no auditório do Senac. O seminário tem como público alvo pessoas envolvidas diretamente com o turismo. Este módulo será direcionado a agentes de viajens, guias turísticos e receptivos (Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, taxistas e empresas de transporte urbano).
*No Brasil a exploração não ocorre somente em regiões litorâneas. Na região norte existem 120 destinos turístimos. Só neste ano já foram registrados 52 casos de exploração através do telefone 100, que funciona como disque-denúncia de exploração das 8h às 22h. “Nós sabemos que existem mais casos, porém não são denunciados, por medo de represálias e falta de informação do disque denúncia”, afirma Josenildo Santana, articulador local do programa.
*
CRIME
*O turismo sexual é uma prática ilícita prevista no Código Penal Brasileiro.O programa atua na prevenção e repressão dessa prática através de ações positivas diminuindo a incidência desses casos. “O turismo é o mercado que mais cresce no Brasil. O seminário visa trabalhar esta temática em cima do turismo sustentável e desenvolvimento sustentável que colabora para o crescimento do mercado” explica Santana.
*PROGRAMAÇÃO
*O programa trabalha com todo trecho turístico em módulos. O primeiro módulo foi apresentado para o mercado hoteleiro. Esse próximo módulo será destinado a agências de viagens e guias turísticos. O quarto será dirigido a profissionais da alimentação ( bares restaurantes, lanchonetes e similares).
*A palestrante Tatiana Estrela é assistente Social e mestranda pela Unb em Política Social e pesquisadora sobre a violência e exploração sexual, comercial de mulheres, crianças e adolescentes e ministrará este segundo módulo.
*Os parceiros locais são Senac, Sindhotel, Fimca, São Lucas e Prefeitura de Porto Velho através do Detur (Departamento de Turismo). O evento acontece no próximo dia 25, no auditório do Senac das 19h as 22h, com entrada franca. As incrições devem ser entregues nas faculdades São Lucas e Fimca.