Servidores definem estratégias para receber ação do Iperon

Servidores definem estratégias para receber ação do Iperon

Servidores definem estratégias para receber ação do Iperon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Mais de mil servidores estaduais de várias secretarias participaram de assembléia geral, realizada na manhã desta terça-feira, na sede do SINTERO, em Porto Velho, com a finalidade de discutir estratégias de mobilização para exigir o pagamento da ação do Iperon. A assembléia foi convocada pelos sindicatos SINTERO, SINDSAÚDE, SINSEMPRO, SINDLER, SIMPORO, SINSEPOL e SINDER. *Os servidores pedem urgência na devolução do dinheiro descontado ilegalmente pelo Iperon nos contracheques, no período entre 1993 e 1998. Os sindicatos já ganharam ação na justiça para que o dinheiro seja devolvido, mas o Ministério Público entrou com ação solicitando a suspensão do pagamento. *O que revolta os servidores é que o dinheiro saiu dos salários, não pertencendo, portanto, ao fundo de previdência do Iperon. Outro questionamento feito pelo funcionalismo, é quanto ao fato de que várias categorias já receberam a ação sem que houvesse qualquer questionamento do Ministério Público. *Os servidores, principalmente da educação e da saúde, acreditam que existe uma interferência do Executivo estadual na suspensão do pagamento, visto que o governo do Estado vem prejudicando o funcionalismo de várias formas. *O advogado Hélio Costa, autor das ações judiciais, compareceu à assembléia e explicou como é a tramitação dos processos na 1ª e na 2ª Varas da Fazenda Pública de Porto Velho. Segundo ele, os processos estão prontos para receber a decisão final dos respectivos juízes. ?O dinheiro já está depositado em juízo, bastando apenas a decisão da justiça para que seja liberado para os servidores?. *Os presidentes dos sindicatos autores das ações discursaram e explicaram aos servidores que o pagamento agora só depende da justiça, embora ?forças ocultas? não queiram que o dinheiro seja devolvido. *João Duarte Pereira, presidente do SINTERO, denunciou aos servidores que alguns adversários políticos do SINTERO chegaram a percorrer escolas informando que o pagamento não vai sair. Ele acredita que alguns oportunistas esteja aproveitando a proximidade da eleição sindical para tentar ludibriar os trabalhadores em educação. *Os servidores voltam a se reunir, em data a ser marcada, para reiniciar as manifestações públicas, caso o pagamento não seja liberado nos próximos dias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS