*Buscar a definição de uma política educacional para melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino da educação infantil, no município de Porto Velho. Este é um dos principais objetivos da Segunda Oficina Pedagógica "Currículo e Práticas Docentes", realizada nesta quarta-feira (14), no auditório do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene).
*Cerca de 200 pessoas - entre professores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e gestores - participaram dos debates. "O objetivo primordial é melhorar a qualidade de ensino. A partir do momento em que se tem as diretrizes pedagógicas, fica mais fácil cada escola se adaptar à sua realidade. Isso refletirá positivamente no ensino-aprendizagem das crianças", observou a professora Francisca Serrão Ferreira, chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
*Para a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a Segunda Oficina Pedagógica busca fornecer subsídios para que os gestores, professores e demais profissionais envolvidos, possam refletir sobre a importância do currículo, enquanto proposta que vise atender as reais necessidades do aluno na etapa básica da Educação, levando em consideração a realidade à qual esteja inserido. "Estamos buscando um melhor atendimento pedagógico às crianças, visando garantir a participação dos profissionais, na construção da proposta pedagógica para a educação infantil", enfatizou. A secretária disse que tem seguido as determinações do prefeito Roberto Sobrinho, em não medir esforços para oferecer um ensino cada vez melhor para a comunidade estudantil de Porto Velho.
*Além dos técnicos da Semed, participaram também do evento, gestores, professores e demais profissionais de escolas comunitárias, filantrópicas, particulares e rurais. A professora Tânia Brasileiro, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e doutora em Educação pela Universidade Rovira i Virgili, da Espanha, apresentou o Painel II - "Currículo e Práticas Docentes: Pensando o Espaço como Elemento Curricular". Outras quatro oficinas serão realizadas até o final do ano, para a conclusão da proposta do currículo.