*O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho recebeu nesta quinta-feira a visita de acadêmicos e professores do curso de odontologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), que se colocaram à disposição do chefe do Executivo municipal para uma maior integração, ampliando a parceria já existente com o estabelecimento de ensino superior.
*Os estudantes também solicitaram asfaltamento e iluminação para um trecho de 200 metros da rua Araras, onde a faculdade está localizada.
*Após breve explanação sobre o trabalho social que os acadêmicos vêm desenvolvendo em setores carentes da capital, como na Vila Princesa (Lixão), o médico e empresário Aparício Carvalho, proprietário da Fimca, explicou que a faculdade pode oferecer ao município mão-de-obra e assistência não somente em odontologia, mas também nas áreas de enfermagem, medicina, farmácia, educação física, turismo e medicina veterinária, dentre outros cursos que oferece.
*?Nossos alunos estão dispostos a ajudar na estrutura do município, prestando orientações à população e auxiliando os profissionais no que for necessário?, completou.
*O vereador Alan Queiroz, um dos alunos do curso de odontologia, frisou que já havia encaminhado ao prefeito pedidos de providência no sentido de asfaltar e iluminar o trecho da rua Araras onde a Fimca está Situada. Ele ainda solicitou a ajuda do Executivo municipal para intervir junto ao DNIT ? Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - para sinalizar a BR-364 e melhorar as condições do cruzamento naquela rodovia federal, diminuindo os riscos de acidentes para os estudantes.
*Roberto Sobrinho explicou seu compromisso de asfaltar 30 quilômetros de ruas este ano na capital, priorizando as linhas de ônibus e as vias onde são concentrados os maiores fluxos de veículos, mas se mostrou sensível aos pedidos dos estudantes. Ele disse que vai visitar a faculdade para conhecer melhor a realidade dos acadêmicos e suas necessidades.
*?Quero levar esse benefício para vocês, mas preciso conciliar o meu calendário com o de São Pedro?, brincou, fazendo referência à aproximação do período chuvoso.
?Vou trabalhar para fazer o serviço ainda este ano, de preferência antes das chuvas?, acrescentou.
*Com relação à iluminação pública, o prefeito lembrou que na rua Araras não existe rede de energia apropriada (rede baixa) para executar o serviço, orientando acadêmicos e professores a procurarem a diretoria da CERON.
*?Resolvendo esse problema, faremos a nossa parte?, garantiu. Sobre a sinalização na BR, Roberto explicou que o problema deverá ser resolvido com a conclusão das obras de duplicação da rodovia, com a construção de retornos e rotatórias.
*Roberto disse ainda que a prefeitura está aberta às parcerias e orientou professores e acadêmicos a procurarem o secretário municipal de saúde, Silas Rosa, para saber as principais necessidades do município e o que a faculdade pode oferecer, mas já adiantou que os estudantes poderão atuar na assistência aos Ribeirinhos e no Programa de Saúde Familiar (PSF).