*Está em execução o programa de obras traçados pela prefeitura de Porto Velho, para realizar, com recursos próprios, mais de 30 km de asfalto ainda este ano. De acordo com o cronograma de trabalho, trabalhadores e máquinas da Secretaria Municipal de Obras (Semob) percorrem os quadro cantos da cidade, executando serviços de manutenção na malha viária já pavimentada, e pavimentando outras vias urbanas. Serão executados serviços de asfalto novo, recapeamento asfáltico, drenagem, calçada (um metro de largura), meio-fio e sarjeta.
*Durante os próximos 60 dias a prefeitura vai transformar diversos bairros da Capital num verdadeiro canteiro de obras. É o que afirma o secretário de Obras Ubiratan Francisco Pereira da Silva. ?Vamos colocar à disposição da execução desse programa toda a energia dos funcionários da Semob e dos nossos equipamentos?, explicou.
*As obras beneficiarão moradores de mais de 15 bairros: São Sebastião I, estendendo-se até ao bairro Aponiã. Entre as ruas incluídas no programa estão Amazonas, Euclides da Cunha, João Paulo I, Campos Sales, Plácido de Castro, Três Maria, Anchieta, Orion, 13 de Maio e cerca de mais dez ruas.
*?Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, desde o início, com falta de material, realizamos um eficiente trabalho de recuperação de ruas na cidade, com a operação tapa-buraco, e concluímos mais de três quilômetros de asfalto novo. ?Com isso, mostramos à população que é possível fazer asfalto com ótima qualidade a um custo baixo e com toda a infra-estrutura necessária?, afirma o secretário.
*Segundo Ubiratan, ao asfaltar dois quilômetros da rua Santa Catarina, no bairro Nova Floresta, desviando fluxo intenso da rua Três e Meio, a Semob segue a orientação do prefeito Roberto Sobrinho, preocupado em oferecer à população alternativas de tráfego na cidade.
*De acordo com o engenheiro civil Eudes Souza Fróes, o projeto foi elaborado prevendo atender todas as áreas da cidade, baseado num princípio lógico de melhorar o fluxo de deslocamento de pessoas, carros e principalmente, melhorar o sistema de transporte coletivo.
*A arquiteta Josete Marques esclareceu que dos 30 quilômetros de asfalto a ser realizado pela prefeitura, 14 quilômetros serão de recapeamento, através do processo de tratamento com micro-revestimento, e que os 16 quilômetros restantes serão de asfalto novo, com tratamento superficial duplo (TSD). Segundo ela, todas as obras terão drenagem, calçada, meio-fio e sarjeta, dentro do plano de qualidade traçado pelo prefeito Roberto sobrinho.