A Faculdade São Lucas está com inscrições abertas para o curso de atualização em assistência integrada aos pacientes portadores de necessidades especiais que terá início dia 20 de outubro. O curso é destinado a cirurgiões dentistas, com inscrição junto ao Conselho Regional de Odontologia e acadêmicos de Odontologia. *A iniciativa visa capacitar profissionais de saúde, através de conhecimento teórico-prático relacionado ao atendimento odontológico para pacientes especiais e de áreas correlatas para desempenhar suas atividades profissionais de assistência, visando uma melhor compreensão do problema apresentado por esse tipo de paciente como também possibilitando um atendimento clínico odontológico adequado para esta população.
*Além disso, o curso vai garantir aos profissionais a oportunidade de planejar, normatizar e executar o atendimento odontológico ao paciente especial, tanto em nível ambulatorial como hospitalar sob anestesia geral, bem como dar aos profissionais condições de executar a prática da promoção de saúde bucal específica para esse tipo de pacientes, através de manobras de natureza preventiva, cirúrgico-restauradora e de educação continuada (para pais e ou responsáveis pelo paciente). *O curso também objetiva capacitar os profissionais para o manejo do paciente especial na clínica odontológica e para o trabalho no ambiente hospitalar e para a identificação e resolução dos principais problemas de saúde bucal da população de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, atendida nos serviços básicos de saúde (promoção, prevenção, tratamento, reabilitação, referência a serviços especializados).
*Outra meta do curso oferecido pela Faculdade São Lucas é formar sujeitos ativos, críticos e capazes de transformar-se e serem transformadores de seu contexto, com possibilidade de compreensão, incorporação e atuação na prática da saúde bucal de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, com subsídios teórico-práticos aos profissionais visando o desenvolvimento da atenção humanizada que resgatem os princípios de integridade, eqüidade e universalidade propostas nas bases programáticas recomendadas pelo Ministério da Saúde, capacitando os profissionais a desenvolverem trabalhos de investigação científica, cujos dados e análises devem subsidiar trabalho de conclusão do curso (TCC). *As aulas serão ministradas às sextas-feiras (noite) e aos sábados (manhã e tarde), com a duração de oito meses, totalizando 120 horas-aula. A taxa de inscrição custa R$ 30,00. Maiores informações pelo telefone (69) 3211-8046.