Rondônia é notícia no Fantástico deste domingo

Rondônia é notícia no Fantástico deste domingo

Rondônia é notícia no Fantástico deste domingo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Búfalos, uma espécie animal utilizada para produção de carne, leite e trabalho, pela falta de manejo e de condições de manutenção tornaram-se selvagens em um dos lugares ainda pouco conhecido pela população brasileira. Os animais foram contados pelos pesquisadores da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no período de 22 a 26 de agosto. *A contagem dos búfalos selvagens que estão na Reserva foi acompanhada pelas equipes do Fantástico e da TV Rondônia, que produziu a matéria para o Globo Rural, veiculada no dia 30.08. Quem não teve a oportunidade de assistir, não poderá perder o Fantástico que vai ao ar a partir das 20h30 na Rede Globo no próximo domingo exibindo uma matéria com novas imagens sobre o assunto. *O diagnóstico dos búfalos selvagens que vivem na Reserva do Vale do Guaporé em Rondônia servirá como base para a elaboração de um plano de manejo. Os búfalos foram introduzidos na Fazenda Pau d´Óleo, Vale do Guaporé/RO, na década de 50 e, devido à propagação muito rápida e ao abandono da fazenda eles invadiram, em busca de sobrevivência, a Reserva. Por isso, a importância do projeto, fala o idealizador e pesquisador da Embrapa Rondônia, Ricardo Gomes, em executar um plano de manejo para a retirada urgente dos animais da Reserva. *Este diagnóstico é muito importante para o Estado, pois a preservação da reserva biológica, com a retirada da espécie invasora, poderá servir como embasamento para a produção de um programa de controle a médio e longo prazo em atividades da agricultura familiar, sendo a comunidade do Vale do Guaporé imediatamente beneficiada, enfatiza o pesquisador da Embrapa Rondônia da área de Nutrição de Ruminantes, João Paulo Soares. *Além disso, o trabalho será importante para mapear onde estão e quantos são os animais da região. Essa informação servirá para subsidiar o trabalho do Ibama, pois uma lei federal proíbe a permanência de animais domésticos em unidades de conservação de uso direto, tais como búfalos "selvagens". A contagem dos animais será executada pelo pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Tomás. Ele explica que sem o levantamento de informações não é possível avaliar a atual situação dos animais na região e tão pouco estabelecer um plano de manejo. *A idéia, diz Ricardo Gomes, é a utilização dos animais jovens em pequenas propriedades rurais na produção de carne, leite e no trabalho de tração animal. Além das duas Unidades da Embrapa participam do projeto o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente com o apoio financeiro do Probio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS