Estudantes visitam o Ministério Público no dia da Cidadania

Estudantes visitam o Ministério Público no dia da Cidadania

Estudantes visitam o Ministério Público no dia da Cidadania

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Cerca de 40 alunos da 5ª a 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Oswaldo Piana participaram de uma atividade de ensino-aprendizagem sobre cidadania no Ministério Público do Estado de Rondônia. Integrantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) eles, que estiveram acompanhados da professora Suelize Mascarenhas, conheceram o funcionamento da Instituição, visitaram alguns setores, e puderam ver o atendimento na Biblioteca/MP e a efetiva atuação da Casa da Cidadania, onde tiveram palestra proferida pelo Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira. *Os alunos indagaram e receberam esclarecimentos sobre as principais funções exercidas pelo Ministério Público em prol da sociedade, bem como a sua constituição e a sua independência administrativa e financeira ? sem vínculo com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - dentro da estrutura do Estado. O Promotor Ivanildo de Oliveira, de forma didática, explicou a todos que ?a Casa da Cidadania tem atribuições nas áreas administrativa, policial e judicial, cível e criminal, relacionadas à defesa da cidadania e dos direitos humanos?. Esclareceu o atendimento oferecido aos portadores de necessidades especiais e aos idosos, assim como presta atendimento e orienta à população no sentido da adoção de medidas administrativas e judiciais destinadas à solução de conflitos individuais ou coletivos; atua nos feitos relativos a registros públicos e corregedoria dos cartórios extrajudiciais e instaura inquérito e propõe Ação Civil Pública, inclusive em conjunto com os demais órgãos de execução do Ministério Público, na defesa da cidadania, bem como efetua visitas às Delegacias de Polícia e estabelecimentos prisionais com a finalidade de verificar violação de direitos humanos, orientando os familiares do recluso. *A classe estudantil também procurou saber o que o Ministério Público está fazendo para resolver as denúncias sobre desvios de recursos públicos que foram veiculadas pelos órgãos de comunicação e foi informada de que o MP está agindo em conformidade com o que dispõe a Lei e que, no momento certo, a população ficará sabendo. Ao final, a professora Suelize Mascarenhas agradeceu a atenção dispensada e disse que ?aprendemos hoje mais um pouco sobre esta Instituição que é a guardiã das leis vigentes no País?. Ela prometeu levar novas turmas para conhecer a estrutura do Ministério Público.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS