*Aproximadamente 370 mil alunos da rede estadual de ensino serão beneficiadas com ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante a realização da 1ª Semana da Cidadania. O trabalho tem o objetivo de formar cidadãos no meio escolar. O projeto envolve a administração pública, segmentos da sociedade civil organizada e entidades não governamentais.
*A semana foi lançada, pelo governador Ivo Cassol em Ji-Paraná, na última segunda-feira (29) e se estende até o dia 02 setembro. A ação, que está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é apartidária, pluralista e aberta à participação de todos.
*?A iniciativa da administração Cassol tem como fundamento a necessidade de ações práticas e interligadas, propiciando em todas as 376 escolas estaduais, palestras, oficinas, atendimentos na área de saúde, segurança, campanhas de conscientização entre outros mecanismos que permitam a prática da cidadania e ainda uma ampla avaliação sobre as políticas públicas até então realizadas? afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.
*Equipes de técnicos - O governo do Estado irá apoiar o projeto com equipes de técnicos que ministrarão palestras e cursos aos estudantes, com temas como: Educação Sexual; Saúde Física e Mental; Câncer Prevenção e Solidariedade; Aids; Os Males do Tabagismo; Prevenção as Drogas; Alcoolismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A Sesau também fará atividades que desenvolvam a solidariedade, fraternidade, motivação e auto-estima.
*Segundo Milton Moreira a escola é um espaço privilegiado para a implantação de ações que promovam não só o conhecimento formal, mas o fortalecimento do autocuidado, o respeito às diversidades; o estabelecimento de relações solidárias. *?Para tanto, é necessários o envolvimento e a colaboração da sociedade, numa forma de incentivar a todos a incorporar essa idéia, que vai contribuir com a comunidade estudantil? completou.