*Quatorze empresas, entidades não governamentais e mais projetos do Sebrae em Rondônia participam entre 30 de agosto a dois de setembro no Studio 5, em Manaus (AM), da 3ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam). Entre os setores produtivos, pelo menos quatro – madeira e móveis, mel, geléias e frutas desidratadas, participarão da rodada internacional de negócios.
*A feira é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Sebrae, com a participação de importadores continentais, a exemplo dos Estados Unidos, Emirados Árabes, além de europeus como Portugal, Espanha e Inglaterra, e latino-americanos, a exemplo do Chile.
*A delegação empresarial de Rondônia é composta pelos segmentos de lapidação de pedras preciosas, biojóias, tecido da floresta, granito, cerâmica, frutas desidratadas, artesanato, lingerie e cosméticos.
*Entre os objetivos da 3ª Fiam está a promoção de compra e venda de produtos entre empresas. “Durante a rodada de negócios, os participantes poderão identificar novos fornecedores, compradores ou parceiros para novos negócios”, explica Wanderley Marques, gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae em Rondônia.
*“Outro elemento fundamental será a entrada dos produtos em madeira e móveis, mel de abelhas e frutas desidratadas e geléias na rodada internacional, o que pode abrir mercados promissores para os produtores rondonienses”, reforça Marques.
*Para o gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial e Local Desóstenes Marcos do Nascimento, do Sebrae em Rondônia, a apicultura terá, por exemplo, “oportunidade de mercado, principalmente depois que a produção brasileira sofreu embargo pela União Européia. Além disso, os produtores não têm acesso ao mercado, assim como o mercado desconhece a produção apícola da região amazônica”.
*A Fiam acontece no centro de convenções do Studio 5, das 8h às 12h e das 14h às 19h.