Inicia nesta quinta (25) a 2ª Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar, em Ji-Paraná, com a presença confirmada do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto (detalhe/foto). Saiba mais.
*Com as presenças confirmadas do ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (detalhe na foto), e do presidente do Incra, Rolf Hackbart, será iniciada nesta quinta-feira (25), às 19 horas, a abertura oficial da 2ª Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar (Fepaf), no ginásio Gerivaldo José de Souza, em Ji-Paraná, com o tema ?Agricultura Familiar na Amazônia: Diversidade sim, Monocultura não!?.
*Organizações representativas dos movimentos sociais de trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, ribeirinhos, pescadores artesanais e ambientalistas e órgãos governamentais de fomento à atividade estarão presentes na 2ª Fepaf.
*A principal finalidade do evento é dar visibilidade à produção agrícola, artesanal, artística, educacional, econômica, cultural e política da agricultura familiar do Estado de Rondônia, através da exposição de produtos, degustações, painéis de debates, apresentações de expressões regionais da cultura rural tradicional.
*O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Rondônia vai apresentar em seu estande uma demonstração do trabalho de digitalização de imóveis rurais e projetos de assentamentos que vem realizando em todo o Estado, além de prestar informações gerais sobre a reforma agrária.
*Na programação do dia 26, às 8 horas, os expositores Ronaldo Freitas, de Cáceres (FASE-MT) e Elder Andrade, de Rio Branco (UNIFAC-AC), vão apresentar o tema ?A Insustentabilidade do Agronegócio para a Agricultura Familiar (na Amazônia)?. Às 14 horas, o tema será Agrobiodiversidade e Agroecologia, com os expositores Ana Maria Primavesi - Itaí-SP e Jean Pierre Leroy - Rio de Janeiro - RJ(FASE).
No sábado(27), o tema do painel, às 8 horas, será ?Estratégias para um Novo Modelo de Desenvolvimento Rural: a Democratização da Renda e das Riquezas Rurais?, com os expositores Francisco Roberto Capora (MDA) e João Luiz Homem de Carvalho (MC&T). Às 14 horas, os expositores Sebastião Pinheiro, de Porto Alegre(UFRS) e Irene Cardoso (UFV-MG), vão apresentar o tema ?Nova Matriz Tecnológica para a Agricultura Familiar?.
*No domingo (28), o tema ?Mercado Solidário: Avanço e Perspectivas para a Agricultura Familiar? será apresentado pelo expositor Alvori Cristo dos Santos, de Curitiba (Deser). O encerramento da Feira será com a entrega do prêmio Acaram de Qualidade em Café.