Corpo de Bombeiros monta operação para prevenir acidentes nos festivais de praia de Rondônia
*Por determinação expressa do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros - Coronel BM José Dionizio Costa da Silva, foi deflagrada no último dia 12 de agosto a operação Bombeiro Militar denominada ?Operação Veraneio?, que tem como principal objetivo o trabalho de prevenção e proteção junto a banhistas nos diversos festivais de praia que ocorrem no Estado nesta época do ano.
*Os trabalhos de prevenção tiveram início nos primeiros dias do mês de agosto, em que foi feito um levantamento de riscos de cada local onde serão realizados os festivais, por uma equipe comandada pelo Coordenador de área o Tenente Coronel Ronaldo Nunes Pereira. *Segundo o Coordenador, este trabalho foi de suma importância para o planejamento estratégico das ações operacionais que estão sendo desenvolvidas, ?pois permitem que tenhamos dados concretos para atuarmos de maneira eficaz, evitando com isso perdas de vidas por afogamento, muito comum nestes tipos de eventos quando não se têm a presença dos Bombeiros?, afirmou.
*A execução das operações teve início com o I Festival de Praia de Monte Negro, realizado nos dias 12 a 14 de agosto, onde uma equipe de 10 (dez) Bombeiros Comandada pelo Capitão BM Freitas fizeram os trabalhos de prevenção e proteção aos Banhistas. Nos dias 19 a 21 de agosto, deslocaram-se 15 (quinze) Bombeiros sob o comando Sub Tenente Marcos Betti para atuar no Festival de praia de Jaci-Paraná. *Restam ainda cobrir os festivais de Praia de Nova Mamoré nos dias 01 a 05 de setembro; Festival de Praia do Distrito de Iata em Guajará Mirim nos dias 02 a 04 de setembro; Festival de Praia de Pimenteiras de 01 a 05 de setembro; Fortaleza do Abunã nos dias 15 a 19 de Setembro e finalizando o Festival de Praia de Costa Marques a realizar-se nos dias 22 a 26 de Setembro, onde estarão envolvidos aproximadamente 120 (cento e vinte) bombeiros Guarda-Vidas em todos os eventos.
*Cuidados
*O Corpo de Bombeiros orienta os Banhistas para os cuidados que devem ser tomados durante os momentos de lazer nos balneários. Primeiro deve-se evitar locais com águas profundas e só se aventurar caso saibam nadar e de preferência munidos de coletes Salva-vidas; bebida alcoólica e banho não combinam, portanto evite esta mistura que poderá trazer conseqüências irreparáveis. Caso os banhistas venham a levar crianças mantê-las sempre equipadas com coletes salva-vidas e não tira-las do campo visual, pois um segundo de descuido pode ser fatal. Nos locais onde houver a prevenção do Corpo de Bombeiros pegar orientação de como se divertir com segurança.