*O número de acidentes envolvendo motociclistas caiu, em julho, nas modalidades que caracterizam os tipos de vítimas lesionadas, fatais e com danos materiais aos veículos.
*O percentual de vítimas fatais foi o que registrou a maior queda, 75% em relação ao mês de junho. Em números absolutos equivale dizer que os acidentes foram reduzidos de 103 para 55. Logo em seguida aparece o número de vítimas lesionadas com 46%, e danos materiais, com 14,7%.
*Mas não só os acidentes com motociclistas diminuíram. De acordo com um relatório apresentado na quinta (17) pela Gerência de Engenharia de Tráfego do Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans), os acidentes de maneira em geral caíram, em média, 13,4%, em comparação a julho de 2005.
*A base da pesquisa do IMTRANS levou em consideração os comparativos de acidentes registrados pelos prontos socorros de Manaus (João Lúcio e 28 de agosto), Instituto de Criminalística, Detran, Instituto Médico Legal (IML) e a Gerência de Fiscalização do Imtrans.
*Para o chefe do Núcleo de Pesquisa de Tráfego, Hallhiton Geber, a queda nos números de acidentes com motociclistas é percebida à medida em que são intensificadas as ações do Imtrans nas áreas de educação para o trânsito, fiscalização e sinalização viária.
*Solange Brandão, gerente de Educação para o Trânsito, admite que muitos jovens utilizam as motocicletas irregularmente, ou por não possuírem habilitação ou por deixarem de utilizar os equipamentos básicos de segurança. Esse fator é apontado com uma das maiores causas dos acidentes com motos.
*“Para diminuir esse impacto na sociedade realizamos periodicamente diversas oficinas nas escolas das redes pública e particular de ensino e em comunidades de Manaus sensibilizando os cidadãos a conhecerem as regras de conduta no trânsito. Esse trabalho conta com o apoio de vídeos educativos, jogos, simulações e noções de sinalização e de trânsito”, informa Solange.
*O diretor-presidente do Imtrans, Nilson Cardoso, explica que blitzes acontecem diariamente em diversos pontos da cidade combatendo irregularidades envolvendo motociclistas.
*“Este procedimento, que acontece de manhã, tarde e noite, inibe a prática de utilização indevida das motocicletas. Como reflexo estão os números positivos e a queda nos registros de acidentes”, confirma Cardoso.