*O Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental – “Terra e Gente”, que este ano acontece de 15 a 19 de novembro, na cidade de Porto Velho, Rondônia, fechou parceira com o Ministério da Cultura, através do Centro Técnico Audiovisual, que irá apoiar a IV Edição do evento.
*Para um dos organizadores do Cineamazônia, o cineasta Jurandir Costa, a parceria com o Centro Técnico Audiovisual “é fruto da seriedade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e da repercussão que o evento atingiu a nível nacional, atraindo para a região os olhares de todo país para o debate da produção audiovisual da Amazônia”.
*Com a intenção de capacitar e qualificar os profissionais da região amazônica na produção audiovisual, a parceria firmada é um passo importante para que o Cineamazônia avance com o projeto de transformar Rondônia em uma referência cultural na área de cinema e vídeo.
*De acordo com José Araripe, Diretor do Centro Técnico Audiovisual, entidade do Ministério da Cultura, o apoio será na forma da realização de uma Oficina de Produção e com a premiação para o melhor curta-metragem documentário, ficção e animação, escolhido pelo Júri Oficial. O prêmio CTAv contempla ainda o ganhador com a primeira cópia do filme, até 26 minutos de duração.
*
Inscrições - Abertas no início de junho, as inscrições à IV Edição do Cineamazônia estão sendo feitas até o dia 31 de agosto, e podem ser efetuadas com trabalhos em filmes – 35 ou 16 mm – e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.
*Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações – regulamento, premiação e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço www.cineamazonia.com .
*
Veja também: *
Operação Dominó - Chico Paraíba presta depoimento na PF
*
Intervenção em Rondônia – Magistrada responde a artigo de jurista de Santa Catarina