Congresso em Ariquemes encerra com Moção de Aplauso às ações de combate à corrupção
*Após três dias de palestras, debates, discussões e deliberações, o XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizado em Ariquemes pelo Sintero, terminou neste domingo com a aprovação de uma Moção de Aplauso às ações de combate à corrupção e outra de repúdio aos ataques do governo de Israel ao Libado e aos palestinos. O Congresso começou sexta-feira tendo como tema principal “Fundeb x Valorização Profissional dos Trabalhadores em Educação”.
*O encerramento do congresso contou com a presença da presidente em exercício da CNTE, Raquel Felau Guisoni e teve um discurso da presidente do Sintero, Claudir Mata. A presidente da CNTE elogiou o Sintero pela realização do Congresso e disse que os trabalhadores em educação têm papel importante no combate à corrupção, seja na sua atividade nas escolas, seja na vida privada.
*A presidente do Sintero, Claudir Mata, elogiou o trabalho de combate à corrupção que vem sendo feito pelo governo federal e disse que a próxima eleição é uma oportunidade importante para se mudar a imagem de Rondônia, que só aparece na mídia nacional pelos escândalos na política.
*Ela disse que o Sintero faz o seu papel, denunciando irregularidades no uso dos recursos públicos, como o escândalo da vigilância fantasma, através do qual verbas que deveriam ser aplicadas no ensino público estadual teriam sido pagos a uma empresa de vigilância privada. “Temos esperança de que este e outros esquemas denunciados pelo Sintero sejam investigados. Rondônia não suporta mais esquemas de corrupção”, disse. Para os diretores do Sintero, a situação é de gravidade máxima, diante das prisões de chefes de dois poderes, além do candidato a vice-governador de uma das chapas que disputam as eleições.
*O Sintero publicará um “Caderno de Resoluções” com o relato de todos os debates e com as deliberações do XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação.