Sinjor promove campanha de fiscalização

Sinjor promove campanha de fiscalização

Sinjor promove campanha de fiscalização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Desde o início de 2004, o Sindicato dos Jornalistas de RO está empenhado em uma campanha de fiscalização do exercício da profissão em veículos de comunicação e órgãos públicos de Rondônia. *A primeira medida tomada pela entidade foi a formação de uma Comissão de Registro e Fiscalização, que iniciou um levantamento sobre os profissionais que atuam . Diante do número significativo de irregularidades encontradas pela Comissão, o SINJOR vem desenvolvendo um trabalho conjunto com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/RO) e com o Tribunal de tanto na fiscalização do exercício ilegal da profissão, quanto na orientação aos responsáveis pela contratação. *Neste sentido já foram enviadas correspondências destacando a obrigatoriedade do registro profissional e realizadas reuniões com representantes de jornais, rádios e televisões. Novas reuniões com os representantes dos demais veículos serão feitas em breve. *Também foram realizadas reuniões com os veículos jornalísticos e enviados ofícios e notificações a fim de coibir o exercício ilegal em empresas privadas e órgãos públicos. AS 52 prefeituras e as Câmaras Municipais, a Assembléia Legislativa, O Governo do Estado, além de órgãos públicos da administração direta, já foram oficiados pelo Sinjor e pela DRT para que apresentassem os nomes e registros profissionais dos que atuam nas respectivas assessorias de imprensa, em observância às leis estadual e federal que regem a profissão de jornalista. *No caso específico do Governo do Estado, o Departamento de Comunicação (Decom), recebeu um ofício conjunto DRT/SINJOR sobre o questionamento dos registros profissionais no dia 20 de julho deste ano. Vale ressaltar que outro ofício já havia sido remetido ao Decom pelo sindicato em 2004. *Tribunal de Contas *Em audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Gomes de Melo, o presidente do SINJOR, Marcos Grutzmacher solicitou o apoio do órgão para o cumprimento da lei estadual número 161/1987, que determina que os cargos, funções ou empregos de coordenador de comunicação social, assessor de imprensa ou equivalentes, da administração direta e indireta do Estado e dos Poderes Legislativos e Judiciário, incluindo as Fundações mantidas em recursos públicos, devem obrigatoriamente ser exercidos por jornalistas profissionais ou provisionados, em conformidade com o Decreto-Lei Federal número 83.248/79. *Esta iniciativa do Sinjor levou o Tribunal de Contas a enviar também ofícios para o Governo do Estado, Prefeituras Municipais e demais órgãos públicos, alertando para a necessidade de cumprimento da lei. A medida, inédita no país, chamou a atenção da FENAJ para a possibilidade de acionar Tribunais de Contas de outros estados e outros órgãos públicos para garantir o exercício do jornalismo por pessoas devidamente credenciadas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS